quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nuno Gomes...Adeus ou Até já???


Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro…..é um nome que não diz nada à grande maioria dos adeptos do futebol, mas se dissermos Nuno Gomes já todos sabem de quem estamos a falar. E é, nos últimos dias, um nome que anda nas bocas do mundo!!!

De capitão a dispensado vai um pequeno passo e as opiniões são mais que muitas a este respeito. Há os que valorizam o papel importante que desempenha a nível de integração dos mais novos e passagem da cultura “Benfica” aos que vão chegando, além dos golos que ainda vai marcando das poucas vezes que é chamado por Jorge Jesus. E há aqueles que pensam que chegou a altura de pôr fim a uma carreira que, apesar de ter números bastante interessantes, nunca gerou consenso em relação à sua qualidade entre os adeptos do futebol, no geral, e os benfiquistas, em particular. E há, ainda, a sua vontade, segundo rezam as crónicas, de prolongar por mais um ano a sua actividade de futebolista, nem que para isso tenha que sair do seu clube de quase sempre, o Benfica.
Nuno Gomes apenas representou, como profissional, três clubes em toda a sua carreira. Boavista, Benfica e os italianos da Fiorentina.
Começou no Boavista, na época de 1994/1995, com 18 anos, pela mão de Manuel José e, na primeira temporada, foi apenas utilizado em 9 jogos, marcando um golo. Na segunda época já foi mais vezes opção para o treinador e acabou com 7 golos. A terceira temporada de xadrez ao peito valeu-lhe 15 golos, a conquista da Taça de Portugal e o assédio dos 3 grandes.  Acaba por ser o Benfica a ganhar a corrida pela contratação do ponta-de-lança.
No primeiro ano na Luz, com Souness no comando da equipa, faz uma excelente dupla com o inglês Brian Deane e acaba a temporada com 18 golos, o que lhe valeu o 2º lugar na lista dos melhores marcadores do Campeonato Nacional. Na época seguinte ainda consegue melhorar o registo e assina 24 golos (não chegam para se sagrar o melhor marcador porque na altura existia….Mário Jardel). No terceiro ano com a camisola encarnada, volta a marcar 18 golos no Campeonato o que, embora não tenha ganho nada colectivamente, se pode considerar uma assinalável marca. 60(!!!) golos em três épocas, só contabilizando o Campeonato Nacional, é um número muito bom!!!
O ano de 2000, depois de uma brilhante participação com a Selecção Portuguesa no Euro2000, assegurou-lhe uma transferência para o futebol italiano. A Fiorentina pagou quase 20(!!) milhões de euros pelo seu passe. O seu percurso no calcio não foi brilhante. Foi muitas vezes utilizado como extremo, embora tenha sido contratado para fazer esquecer uma lenda do futebol em Florença, o argentino Gabriel Batistuta. Depois, o clube também atravessou uma grave crise financeira e, apesar de ainda ter vencido uma Taça de Itália e marcado cerca de 20 golos em 2 temporadas, regressou a Portugal. O Benfica voltou a ser o seu destino.
A segunda passagem pela Luz, ao nível de rendimento desportivo, ficou abaixo da primeira. De 2002 até 2011 (sete épocas), Nuno Gomes marcou um  número de golos pouco superior ao alcançado na primeira passagem (três épocas). Conseguiu, isso sim, conquistar títulos colectivos. Dois Campeonatos Nacionais (2004/2005 com Trapattoni e 2009/2010 com Jesus), uma Taça de Portugal (2003/2004 com Camacho), três Taças da Liga e uma Supertaça ajudaram a enriquecer o palmarés do avançado português. O que ganhou, além dos títulos, foi estatuto. A partir de determinada altura foi nomeado capitão de equipa, apesar de cada vez menos aparecer nos relvados.
Mantém ainda algumas marcas dignas de registo. Está nos 10 melhores marcadores de sempre do Benfica, sendo o 4º melhor nas competições europeias, marcou golos em todas as competições onde participou pelo clube encarnado (Liga, Taça, Supertaça, Taça da Liga, Champions, Liga Europa/UEFA) e a nível de selecções é dos poucos jogadores a marcar em 3 Europeus seguidos (2000, 2004 e 2008) além de ter participado em mais dois Mundiais (2002 e 2006). À sua frente como melhores goleadores da Selecção Nacional só estão Pauleta, Eusébio e Figo. Não é mau de todo……

Neste momento faltam-lhe pouquíssimos jogos para completar 400 partidas oficiais com a camisola do Benfica. Será que ainda vai conseguir? Terão a palavra Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus!!! Na minha opinião, um plantel que teve Weldon e Kardec e não teve lugar para Nuno Gomes é, no mínino, esquisito…..
E vocês que opinião têm deste “veterano” ponta-de-lança?
Ainda é útil no plantel da Luz?
Terá o Benfica, e o futebol português, tido melhor nos últimos anos?
Deve continuar a jogar? No Benfica ou noutro lado?  
Deixem os vossos comentários e sugestões…
Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Foi um bom avançado na primeira passagem do Benfica. De facto, 24 golos é muito bom, dada a qualidade do plantel que o suportava.. Mas creio que o ciclo Nuno Gomes já terminou há alguns anos. Está na hora de aceitar a idade e o fraco rendimento que daí advém e contribuir de outra forma para a grandeza do BENFICA.

    ResponderEliminar