terça-feira, 21 de junho de 2011

E agora Pinto da Costa???

E agora Pinto da Costa? A “bomba” André Villas-Boas estoirou nas mãos do presidente do FC Porto. A cadeira de sonho não foi suficiente para segurar o jovem técnico no Dragão e os milhões de Roman Abramovich falaram mais alto!!! Mas será isto um problema para a nova época portista? A verdade é que a história nos tem dito, que quem se senta naquela que era a cadeira de sonho de André Villas-Boas se arrisca a ter sucesso, mas houve excepções…
Nos últimos 27 anos (para situar o início da contagem no ano em que Artur Jorge, o técnico que venceu o primeiro título europeu para o FC Porto, chegou à cidade invicta) o clube de Pinto da Costa venceu 18(!!!) Campeonatos  Nacionais, 11 Taças de Portugal, 14 Supertaças Cândido de Oliveira, 2 Taças dos Campeões Europeus/Ligas dos Campeões, 2 Taças UEFA/Liga Europa, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais…..é muito título!!!
E durante todo esse período apenas 5 treinadores não conseguiram alcançar qualquer triunfo ao comando da equipa azul e branca. Foram eles Quinito, Octávio Machado e os restantes 3 todos na mesma temporada. Del Neri (que nem chegou a começar a época), Victor Fernandez e José Couceiro tiveram a difícil missão de tentar fazer esquecer José Mourinho e….não conseguiram!!!
Os restantes, uns mais dos que outros, tiveram todos sucesso.
Artur Jorge foi o primeiro treinador a dar um título europeu ao FC Porto, corria a temporada de 1986/1987 e, no terceiro ano consecutivo ao comando da equipa, depois de se ter sagrado 2 vezes Campeão Nacional conseguiu a vitória na, então, Taça dos Campeões Europeus. Depois, tal como André Villas-Boas, saiu. Na altura para França, para um clube que hoje já nem existe com o mesmo nome, o Matra Racing. Viria ainda a voltar ao FC Porto e a sagrar-se novamente Campeão Nacional.
O seu sucessor foi o croata Tomislav Ivic. Conquistou o Campeonato, a Taça, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental. Quatro títulos numa só temporada, um feito só igualado por Villas-Boas na época passada. Mas Ivic foi um dos casos raros de treinadores que só estiveram um ano no FC Porto. Mais tarde voltaria e dessa vez nem uma época completa conseguiu aguentar. Mas não pode ser acusado de falta de troféus…
O primeiro erro de casting de Pinto da Costa aconteceu em 1988/1989. Quinito foi o escolhido para substituir Ivic mas não esteve muito tempo no comando da equipa e acabou por ser despedido e dar o seu lugar a Artur Jorge. O treinador da vitória de Viena, em 1987, ainda esteve mais duas temporadas nas Antas, conquistando mais um título de Campeão Nacional.
O senhor que se seguiu foi o brasileiro Carlos Alberto Silva. Dois anos em Portugal chegaram para ser Bi-campeão, vencer uma Taça e uma Supertaça. Mais um que chegou, viu e venceu…
Na temporada seguinte a aposta voltou a ser em Ivic só que desta vez não correu tão bem e a meio da época Pinto da Costa, aproveitando o erro de Sousa Cintra que o despediu do Sporting, foi buscar Sir Bobby Robson. E mais do mesmo….duas épocas e meia com 2 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças!! Robson acabou por sair para o Barcelona…mas o FC Porto continuou a vencer!!!
António Oliveira chegou à sua cadeira de sonho em 1996/1997 e, tal como os seus antecessores, esteve por lá 2 anos. E chegaram para, também ele, ser Bi-campeão, ganhar 1 Taça e 1 Supertaça. Quem treina o FC Porto arrisca-se mesmo a ser Campeão…
Depois de 4 títulos seguidos e à procura do quinto, Pinto da Costa contrata o Eng. Fernando Santos que ficou conhecido pelo Eng. do Penta. Apesar de, em 3 anos, só ter sido campeão uma vez, vence também 2 Taças e 2 Supertaças. Não se pode dizer que foi um êxito mas também não foi um fracasso…
Seguiu-se-lhe o segundo erro de casting….Octávio Machado! Já tinha sido adjunto no FC Porto e Sporting e também técnico principal em Alvalade. Não conseguiu ter sucesso e acabou substituído a meio da época por um tal de José Mourinho, que viria a levar o clube a atingir patamares altíssimos.
De José Mourinho pouco há a dizer, mas a sua saída, depois de 2 anos de estrondosos sucessos, levou à pior fase do clube azul e branco nos últimos 30 anos. Três treinadores numa só época nunca tinha sido visto. Um  deles (o italiano Del Neri) nem chegou a iniciar a temporada. O espanhol Victor Fernandez (apesar de ter vencido a Taça Intercontinental) nunca convenceu. E acabou por ser José Couceiro a terminar a temporada, conseguindo levar o FC Porto ao segundo lugar.
A aposta seguinte foi o holandês Co Adrianse. Ser Campeão e vencedor da Taça não lhe chegou para estar mais de uma época no Dragão, mas não pode ser acusado de falta de sucesso. Mais um caso de que quem treina o FC Porto se arrisca a ganhar!!! E do seguinte também se pode dizer o mesmo. Por muita qualidade que tenha, Jesualdo Ferreira nunca tinha vencido nada até chegar ao FC Porto. Lá conseguiu em 4 anos, ser 3 vezes Campeão Nacional, vencer 2 Taças e 2 Supertaças. Será fácil???
André Villas-Boas deixa agora a Pinto da Costa a tarefa de encontrar um substituto, mas como se pode ver o presidente portista não se tem enganado muitas vezes e tem conseguido manter o clube a vencer, seja o treinador português ou estrangeiro, jovem ou experiente, portista ou benfiquista…
Mas no ano seguinte à saída de José Mourinho teve dificuldade em encontrar um novo caminho vitorioso. Como será desta vez???
Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Muito boa esta cronologia, parece-me uma pesquisa bem feita. Parabéns. Mas o mérito penso que estará na estrutura, é quase mecânico, não é preciso modificar muito, basta saber meter oleo, e ir as revisões.
    Abraço amigo Papin...!?

    ResponderEliminar