segunda-feira, 27 de junho de 2011

A queda de um gigante! E se fosse por cá?

Buenos Aires, 26 de Junho de 2011. O dia mais negro da história de um clube centenário. O River Plate é despromovido à Segunda Divisão do futebol argentino, algo que nunca tinha acontecido em 110 anos de história, e passa a não figurar entre os 3 clubes que estiveram sempre na 1ª Divisão Argentina (os outros são o Independiente e o seu maior rival o Boca Juniors).


A história centenária do Clube Atlético River Plate tem início em 1901 e é feita de de inúmeros sucessos até este fatídico dia. 

33 títulos de Campeão Argentino (continua, apesar de tudo, a ser o mais titulado clube do país das pampas), 2 Copas dos Libertadores da América (o equivalente Sul-Americano à Liga dos Campeões) e 1 Taça Intercontinental são destaques na sala de troféus do gigante, da cidade de Buenos Aires.

Los Milionários, como são conhecidos por estarem sediados num bairro nobre da capital argentina, jogam no Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido apenas por Lo Monumental, e foram ponto de partida de inúmeros jogadores que atingiram o estrelato a nível mundial.

Por lá passaram o fora de série que viria a fazer história no Real Madrid, Alfredo Di Stéfano, o, ainda hoje, considerado como o melhor guarda-redes argentino de todos os tempos, Ubaldo Fillol, o actual presidente do clube e durante bastante tempo capitão da Selecção Argentina, Daniel Passarella, o brilhante avançado uruguaio, Enzo Francescoli e o chileno Marcelo Salas.

Mais recentemente, e bastante conhecidos dos adeptos portugueses, vestiram a camisola branca com a lista encarnada, os argentinos "benfiquistas" Saviola e Aimar, e os argentinos "portistas" Lucho e Falcao. E ainda os "famosos" Hernán Crespo, Sorín, D'Alessandro, Cavenaghi, Mascherano, Higuaín e o capitão da equipa no momento, Matias Almeyda.   


Ontem jogou-se, no Monumental, a 2ª mão do play-off que definia quem descia à 2ª Divisão e , depois de perder por 2-0 no primeiro jogo frente ao Belgrano, um empate a uma bola foi o suficiente para acontecer aquilo que todos os adeptos temiam….a descida!!!

A noite de ontem foi de tristeza para todos os adeptos do River e o jogo decisivo nem chegou ao fim dos 90 minutos por força da acção dos presentes no estádio. Os jogadores terminaram o desafio em lágrimas e estiveram algumas horas fechados dentro do recinto até poderem sair em segurança, depois de ter sido aventada a hipótese de passarem a noite fechados no Monumental. E durante toda a noite houve fortes manifestações por parte daqueles que mais sofrem com o clube, os adeptos….

Em Portugal, tal como na Argentina até há dois dias atrás, só existem 3 clubes que nunca desceram de divisão (Benfica, Sporting e FC Porto) e, curiosamente, em Espanha também (Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao). 

Seria esta situação possível no nosso país?

Como seria a reacção dos portugueses se algum dos "grandes" caísse na Liga de Honra?


Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário