sexta-feira, 3 de junho de 2011

"O Melhor 11" à Porto...

Depois de trazer aqui “Os Melhores 11” de Sporting e Benfica, chegou o dia de divulgar aqueles que eu considero terem sido os melhores do FC Porto. Volto a lembrar que só considero os jogadores que tive o privilégio de ver jogar, portanto falo de atletas a partir do início dos anos 80.
Tal como nos casos anteriores, de certeza que vou deixar de fora alguns elementos que, para muitos, seriam indiscutíveis neste 11. Mas a beleza do futebol também é esta….e um dos objectivos deste blog também. Colocar os leitores a fazer o exercício de escolher e ter as mais diversas opiniões.
Mas passemos ao onze :

Na baliza não tive grandes dúvidas. Por muitos considerado o melhor (ou pelo menos, dos melhores) guarda-redes português de sempre, Vitor Baía.
Para as laterais da defesa escolhi, na direita, um dos mais emblemáticos jogadores do FC Porto, João Pinto. Foi ele que, na ausência por lesão de Fernando Gomes, levantou a primeira Taça dos Campeões Europeus vencida pelo clube, no célebre jogo de Viena, contra o Bayern de Munique, em 1987. Na esquerda, um titular da selecção do Brasil que tinha como uma das principais armas o seu fortíssimo pontapé. Fazia imensos golos de livre. Falo de Branco.
Dois jogadores das escolas de formação do FC Porto ocupam a zona central da defesa. Fernando Couto e Ricardo Carvalho. Com características diferentes um do outro, Couto mais físico e Carvalho mais técnico, de duas gerações diferentes (Carvalho acabou por tirar o lugar a Couto na Selecção Nacional, quando este era capitão durante o Euro2004), mas ambos com a grande qualidade a que nos habituámos nos centrais do FC Porto.
Passando ao centro do meio-campo, foi a zona onde tive mais dificuldades. Como médio mais defensivo não houve nenhum jogador que me enchesse as medidas. Confesso que não sou apreciador das características de jogadores como Fernando e Paulo Assunção (por muito úteis que possam ser). Antes disso houve os típicos jogadores “à Porto”, como André ou Paulinho Santos, que batiam mais do que jogavam. Escolhi o brasileiro Emerson. Jogador contratado ao Belenenses, com uma capacidade física impressionante e que também marcava muitos golos. Junto-lhe Deco como médio ofensivo. Foi ,sem dúvida, um dos melhores que passou pelo FC Porto.
Nas alas do meio-campo, dois génios. Na direita (embora ele não tenha sido bem um ala, tinha que entrar nesta equipa)…. Rabah Madjer, o homem do calcanhar de Viena. Muito bom jogador, fazia coisas brilhantes. Na esquerda, o concentradíssimo Paulo Futre. Hoje, depois do mediatismo que o chinês lhe trouxe, já todos estão a par do que este rapaz era capaz de fazer com uma bola. Um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, um fora-de-série…
E chegamos ao ataque. Podia colocar Falcao ou Hulk, jogadores que estão na moda, ou Lisandro ou até Domingos Paciência e Kostadinov (que formaram um dupla explosiva), mas a minha escolha vai para…….Mário Jardel e Fernando Gomes. Duas máquinas de marcar golos. Dois estilos diferentes mas a mesma eficácia em frente à baliza. Juntos ganharam 11 vezes o troféu de melhor marcador do Campeonato Nacional (6 para Gomes e 5 para Jardel) e venceram, cada um, 2 títulos de melhor marcador da Europa. Foram muitos golos……

Será que esta equipa acabaria o Campeonato sem derrotas? E a Champions viria para a invicta?


É este o meu “Melhor 11” do Futebol Clube do Porto.
E qual é o vosso?
Recordem e partilhem aqui os vossos “Melhores 11”…

Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. ---------------------Baía

    Sérgio Conceição--Jorge Costa--Carvalho--Branco

    --------------------Emerson

    -------------Deco----------Lucho

    ----Futre---------------------------Madjer

    --------------------Jardel



    um, de vários 11's possíveis.

    Hugo

    ResponderEliminar