terça-feira, 7 de junho de 2011

Craques destes...NÃO, obrigado!!!

Numa altura em que todos os dias há nomes de jogadores já contratados ou prestes a serem contratados pelos clubes portugueses, uns conhecidos e outros nem por isso, uns que vão realmente chegar e outros que não passam de pura invenção, uns com qualidade e outros com falta dela, resolvi trazer a este espaço a lembrança de algumas das mais falhadas aquisições dos 3 grandes…..
Provavelmente, alguns adeptos destes clubes já não se lembrarão de certos nomes e se calhar até agradeciam não voltar a lembrar-se deles, mas, e até como medida de precaução para o que aí vem, julgo ser importante relembrar que muitos destes flops também foram capas de jornal. E até, em certos casos, terão motivado bastante entusiasmo….
Começo pelo FC Porto (sim o Porto, embora ganhe mais, também teve algumas “pérolas”). Nos anos 90, e com Sir Bobby Robson no comando, chegaram à invicta jogadores do calibre do argentino Walter Paz, do peruano Baroni ou dos africanos Ntsunda e Zwane. Alguém se lembra deles? Depois chegou o período em que se tentou encontrar um substituto para Vítor Baía e as apostas foram todas falhadas. Do sueco Eriksson, passando pelo polaco Wozniak e até pelo português Costinha, nenhum teve sucesso. Houve também o lateral direito Butorovic, o central argentino Diaz, o médio marroquino Chippo e as tentativas de atingir o rival Benfica com as contratações de Pedro Henriques, Kenedy, Panduru e Sokota. Emílio Peixe também se pode juntar a esta lista. Mais tarde chegaria outro substituto para Baía, o montenegrino Ivica Kralj, outro fiasco. Começa então a saga dos sul-americanos. Além do ponta-de-lança espanhol Pizzi, chegam ao FC Porto o médio paraguaio Quintana, os avançados Esnaider e Kaviedes, os brasileiros Rossato, Léo Lima e Ibson e mais recentemente os argentinos Mareque, Benitez, Valeri e Prediger. O central Stepanov também pode fazer parte deste rol. Com se vê, nem Pinto da Costa acerta sempre…
No Sporting a lista é mais extensa. Ainda nos anos 80 houve 2 jogadores que chegaram ao clube de Alvalade com um currículo que prometia mas que não deixaram saudades. Um dos bons avançados holandeses da época, Peter Houtman e o guarda-redes uruguaio (na altura considerado um dos melhores da América do Sul) Rodolfo Rodriguez. Mais tarde, e apresentado como o novo Eusébio, chegava o brasileiro Careca. Mais um flop!! O ponta-de-lança checo Thomas Skuhravy foi outro caso de insucesso. A meio dos anos 90, com o belga Waseige como treinador, chegaram o defesa esquerdo croata, auto-intitulado como o novo Maldini, de nome Balajic, o defesa direito brasileiro Gil Baiano e os avançados Missé-Missé e Ramirez. O francês Lang e o argentino Gimenez (que mais tarde mudaria o nome para Marioni) foram os seguintes. E não posso deixar passar as 3 contratações que foram feitas na altura em que Carlos Manuel foi treinador do Sporting. Renato e Leão contratados ao Salgueiros e Ivo Damas, um jogador que veio do Maia porque tinha marcado uns quantos golos num jogo da Taça e que assinou por 7(!!!) anos e nunca jogou! Depois houve Julian Kmet, Hanuch, Spéhar, Horvath e duas contratações de Luis Duque….o irlandês Mahon e o norte-americano Kirovsky. Mais recentes são as aquisições de Peseiro, os brasileiros Manoel e Wender e o português João Alves. Ainda frescos na memória estão Farnerud, Paredes, Bueno, Had, Celsinho, Angulo, Pongolle e deixo para o fim dois dos piores que vi jogar com a camisola verde-branca…..Leandro Grimi e Milan Purovic!!! É muita gente…
Por fim o Benfica. Sabiam que o clube da Luz já teve um albanês no seu plantel? Pois é, começo esta lista com Abazaj, o albanês. A meio dos anos 90 além do jogador atrás referido também houve Paulão e King (uma dupla de centrais brasileiros), Nelo e Tavares (que me perdoem os meus amigos benfiquistas que gostavam desta dupla, mas estes dois eram fraquinhos, fraquinhos), Valdir e Clóvis (dois avançados brasileiros) e o marroquino Tahar El Khalej. O sueco Pringle e os holandeses Glenn Helder e Taument também podem integrar a lista. Com a chegada de Souness ao comando técnico do Benfica deu-se a aquisição do contingente britânico. Mas a qualidade era muito pouca. Gary Charles, Steve Harkness, Scott Minto e Michael Thomas não deram grandes alegrias aos benfiquistas. De seguida deu-se uma viragem para a língua castelhana. O guarda-redes argentino Bossio, o lateral paraguaio Rojas, o médio chileno Uribe e os espanhóis Chano e Tote foram os senhores que se seguiram. Também houve um grego (Machairidis), um italiano (Pesaresi) e mais um brasileiro (Paulo Almeida). Karadas, Delibasic, Robert, Karyaka, Marcel, Manduca e Kikin Fonseca podem juntar-se ao grupo. E mais recentemente o costa-marfinense Zoro, o romeno Sepsi, o norte-americano Adu, os argentinos Andrés Diaz (que veio junto no pacote com Di Maria) e Bergessio. E o que dizer de Makukula? E Balboa? E mesmo na época do título de Jesus, o plantel chegou a ter Patric, Shaffer, Keirrison e Éder Luis. São muitos tiros ao lado…
Como será na nova época?
Chegarão novos craques ou novos “barretes”?
Relembrem e partilhem aqui alguns dos maiores flops dos vossos clubes.
Qual foi, para vocês, o maior de todos?
Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário