quarta-feira, 1 de junho de 2011

De Alcântara...de Lisboa...de Portugal...

O post de hoje serve de homenagem a um histórico clube lisboeta que, no fim-de-semana passado, assegurou o regresso aos escalões profissionais de futebol.
O Atlético Clube de Portugal.
Há mais de 30 anos que o popular clube de Alcântara não estava nas duas primeiras divisões do futebol português, mas na próxima época o Estádio da Tapadinha voltará a ter direito a receber jogos “grandes”. E até já está previsto um grande derby quando o Atlético tiver que defrontar Os Belenenses…
E afinal qual é a história do Atlético Clube de Portugal?

É um dos históricos clubes de Portugal e há quem o considere o quarto maior da cidade de Lisboa, depois do Benfica, Sporting e Os Belenenses. Fundado em 1942, em resultado da fusão de dois clubes de Alcântara e Santo Amaro – O União Football Lisboa e o Carcavelinhos Football Clube – a história do clube constitui motivo de orgulho para os seus associados (neste momento cerca de 2500), em particular, e para as gentes de Alcântara em geral.

Foi, em tempos, uma dos principais clubes do futebol lusitano, discutindo até os primeiros lugares das competições nacionais. Nas épocas de 1943/1944 e 1949/1950 conseguiu o 3º lugar da 1ª Divisão e em 1950/1951 ficou em 4º.

Ainda nos anos 40, consegue chegar por 2 vezes à Final da Taça de Portugal. Em 1946 disputou a final com o Sporting, tendo perdido por 4-2 e no ano de 1949 volta a perder, desta vez para o Benfica por 2-1. Foram os anos de ouro…

Embora continuasse a estar entre os grandes do futebol português, nas duas décadas seguintes as suas classificações já não tiveram o brilhantismo dos anos anteriores, acabando por descer algumas vezes à 2ª Divisão nos anos 60. A década de 70 é de declínio e o clube acabaria por ser relegado para a 2ª Divisão ao obter o 16º e último lugar da classificação do campeonato de 1976/1977. Seria a última época do clube da Tapadinha na 1ª Divisão, onde disputou 24 campeonatos. Três anos depois (em 1980) participaria pela derradeira vez (até hoje) na 2ª Divisão (onde conseguiu ser campeão por 3 ocasiões).

Este fim-de-semana deu-se o ansiado regresso……

Parabéns Atlético Clube de Portugal !!!

Partilhem aqui as recordações que têm deste popular clube lisboeta.


Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Estive presente nestes últimos dois jogos da fase de apuramento. Excelente ambiente na Tapadinha. Já tinha saudades do futebol no seu sentido puro.
    É importante criar bases para um crescimento sustentado. o Atlético Clube de Portugal faz falta à Primeira Liga.

    ResponderEliminar