segunda-feira, 30 de maio de 2011

De 2009 a 2011....nada de novo!!!

Sábado assistimos a uma Final da Liga dos Campeões entre dois dos clubes que mais vezes têm estado nas grandes decisões, nos últimos anos. O Manchester United nas últimas 4 edições da prova esteve 3 vezes presente na Final (embora só tenha ganho uma….) e o Barcelona desde 2006 participou em 3 Finais e conquistou-as todas. Curiosamente, ou talvez não, foi a repetição da Final de 2009, em Roma. E foi mesmo uma repetição???
Na minha opinião, desta vez o desnível entre as duas equipas ainda foi mais acentuado….
Comecemos então pela constituição das equipas em 2009.
O Manchester United alinhou com Van der Sar na baliza; uma defesa de quatro com O’Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson e Giggs no meio campo e por fim, Park na ala direita, Rooney na ala esquerda e Cristiano Ronaldo na frente de ataque. O Barcelona teve como guarda-redes Valdés; Puyol, Touré, Piqué e Sylvinho no quarteto defensivo; Busquets, Xavi e Iniesta na linha média e Eto’o, Messi e Henry na frente.
Os catalães jogaram no sistema habitual de Guardiola, um 4.3.3 sem ponta de lança fixo e os ingleses optaram por actuar, também, no mesmo sistema. Conseguiram com isso equilibrar de alguma forma as coisas no meio-campo, embora ao intervalo tenham passado para o tradicional 4.4.2 clássico, tão usual nas equipas de Sir Alex Ferguson.
Nessa final Eto’o marcou para o Barça logo aos 10 minutos mas antes já o Man Utd tinha proporcionado trabalho apertado a Valdés. Leo Messi acabaria por fazer o 2-0, a vinte minutos do fim, num golo de cabeça(!!!) no meio da área adversária. O Barcelona foi um justo vencedor!!!
O que mudou então desde 2009???
O Barcelona está mais forte e o Machester United está mais fraco…
Curiosamente, e embora pareça que não, das equipas de 2009 quem perdeu mais jogadores foi o Barça. Desta vez não jogaram Puyol (por opção), Touré, Sylvinho, Eto’o e Henry (já não estão na Catalunha). Meia equipa diferente. Na defesa só Piqué, além de Valdés, repetiu a titularidade e no ataque só esteve Messi. Sector exactamente igual a 2009 foi o meio-campo com Busquets, Xavi e Iniesta. 
Nos ingleses as diferenças são muito menos. Do onze de 2009 apenas Cristiano Ronaldo já não está em Manchester. Os outros dois que não jogaram desta vez foram O’Shea (que cedeu o lugar a Fábio) e Anderson (foi  Valencia a jogar no seu lugar mas não na sua posição). Apenas 3 alterações……mas Sir Alex Ferguson tinha outra ideia para este jogo e colocou a sua equipa a jogar apenas com 2 médios na zona central (Carrick e Giggs). Foi fatal….o meio-campo pouco móvel (e pouco povoado) do Man Utd foi completamente massacrado pelos catalães. E o resultado foi…..mais uma justa vitória do Barcelona!!!  
Quem conseguirá pôr fim a esta senda vitoriosa do Barça???
Sir Alex Ferguson já se viu que não…..José Mourinho ia conseguindo mas também não teve sucesso…..será André Villas-Boas e o seu FC Porto???
Partilhem as vossas opiniões neste espaço para quem gosta de bola….
Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário