segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Campeão Improvável....

Em noite de novo Campeão Nacional, venho aqui relembrar o vencedor de há 10 anos atrás. Talvez o campeão mais improvável de que me lembro....o Boavista, ou para alguns o Boavistão de Jaime Pacheco.

Quem era essa equipa? O onze base era formado pelo guarda-redes Ricardo (foi nessa fase que chegou à Selecção Nacional sendo posteriormente contratado pelo Sporting). A linha defensiva tinha Frechaut à direita e o francês Quevedo à esquerda. No centro estava o capitão Litos e um futuro capitão do F.C.Porto, Pedro Emanuel. Normalmente organizada em 4-3-3, tinha no meio-campo dois médios mais defensivos que costumavam ser Rui Bento (que no ano seguinte se tornaria de novo campeão, desta vez no Sporting) e Petit (também vai à Selecção nesta altura e depois "salta" para o Benfica). O play-maker era o boliviano Erwin Sanchez (um jogador acima da média e um exímio marcador de bolas paradas). Nas alas jogavam o brasileiro Duda e o experiente Jorge Couto. O ponta-de-lança mais utilizado foi o "pistoleiro" Silva. Como 12º jogador, e muitas vezes usado como arma secreta por Jaime Pacheco, estava Martelinho.

Há quem diga que "factores externos" estiveram na origem desta conquista mas houve outras coisas a ter em conta:
- as confusões em que estiveram envolvidos os 3 grandes (todos na mesma época não é normal);
- o "desprezo" com que estes mesmos 3 grandes olharam para o Boavista. Quando quiseram apanhá-lo já era tarde; 
- o Boavista era uma equipa muito trabalhadora e que, em quase todas as situações, "corria mais";
- a qualidade do onze boavisteiro era boa. Não é por acaso que levou jogadores à selecção e levou os grandes a irem lá apetrechar-se.

Deixo para o fim o treinador: Jaime Pacheco. Para muitos um treinador sem qualidade, para outros um treinador incompreendido e ainda há quem diga que paga a factura de ter sido campeão pelo Boavista o que leva a que não obtenha outros êxitos.

Foi há 10 anos.......

Partilhem aqui as vossas recordações e opiniões sobre este Campeão Improvável.

Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Ainda me lembro do Martelinho a correr quase tanto como o Usaín Bolt! Houve de facto muito factor externo nessa época atípica e muito factor interno (isto é, muita coisa a "entrar" no corpo dos jogadores)!

    ResponderEliminar