sábado, 2 de abril de 2011

O meu “sócio”….


Hoje trago-vos o nome que me persegue desde os meus 16/17 anos, altura em que alguém achou que eu tinha semelhanças (físicas(?), técnicas(?), até agora estou sem saber!!) com este senhor.
JEAN-PIERRE PAPIN foi um dos bons pontas-de-lança que apareceram no fim da década de 80, mas confesso que não era dos meus preferidos. Tinha outros favoritos…..mas um nome francês era bem melhor do que ser conhecido por Romário, Van Basten, Lineker ou Gomes, por exemplo.
Quais as principais características deste gaulês? Velocidade e rapidez de execução. Não era de grandes floreados mas marcava muitos golos, principalmente em Marselha onde foi um ídolo e chegou a capitão de equipa. Aí ganhou 4 títulos de campeão. Acabou por sair para Milão, precisamente no ano em que o clube do sul de França se sagrou Campeão Europeu(92/93). Viria a sê-lo, no ano seguinte, ao serviço do AC Milan, onde também festejou 2 títulos italianos. Já numa fase descendente da sua carreira, experimenta o futebol alemão, defendendo o colosso Bayern de Munique e voltando a conquistar títulos (Taça Uefa). Regressa a França com 33 anos (para o Bordéus) e ainda joga até aos 41 em clubes de menor dimensão. Ah e é verdade, em 1991 foi Bola de Ouro. Nada mau…..
Hoje em dia já não há tantas pessoas a tratarem-me por Papin, mas há com certeza alguns conhecidos que não sabem o meu verdadeiro nome.

Deixo-vos com um pequeno vídeo, onde, os que o viram jogar o podem recordar, e os que nunca o viram o podem conhecer.


Partilhem aqui as vossas recordações deste ponta-de-lança ao qual para sempre estarei ligado sem saber muito bem porquê.......

Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário