domingo, 17 de abril de 2011

O Se7e Maldito...

O SETE….. para muitos um número mágico. São sete as maravilhas do mundo assim como as cores do arco-íris, também há os sete mares e as sete colinas de Lisboa,  os sete pecados mortais e as sete virtudes divinas e até os dias da semana são….SETE.

Mas existe um local onde o número 7 parece amaldiçoado………em Alvalade!!!
No dia do regresso aos relvados do actual 7 do plantel  leonino, trago aqui a história…..

1994/1995 foi a última época em que os jogadores usaram, apenas, os números de 1 a 11. Nessa temporada quem mais vezes utilizou a camisola nº 7 do Sporting foi Luis Figo. Seria  o último ano dele em Alvalade, antes de rumar a Barcelona, deixando além da saudade, também, ao que tudo indica, uma “maldição” aos seus seguidores com aquela camisola.
Senão vejamos:
Na época seguinte foi Ricardo Sá Pinto a envergar o nº 7. Um primeiro ano normal, sem nada de esquisito a acontecer. Veio a segunda temporada de nº 7 às costas e……..agressão ao seleccionador nacional da altura, Artur Jorge.  Suspensão por 3 anos de jogar em Portugal e lá foi o Sá até ao Pais Basco para jogar na Real Sociedad. Mas a história de Sá Pinto com a camisola 7 não acaba aqui. Já lá iremos.

Em 1997/1998 quem escolheu a camisola em questão foi o búlgaro Iordanov. Um jogador sem nada de negativo no seu passado. O que acontece então? Além de um acidente gravíssimo, de carro, que por pouco não lhe custou a vida, é-lhe diagnosticada esclerose múltipla, doença que o ia obrigar a nunca mais ser o mesmo no futebol. Azar? Coincidência? Mas há mais….
1998/1999 foi uma temporada em que o dono da “maldita” camisola não teve graves lesões, nem graves acidentes. Leandro Machado, um ponta-de-lança brasileiro, “apenas” teve alguns problemas disciplinares (era um rapaz amigo das noites) e acabou por sair do Sporting sem deixar grandes saudades.
Delfim foi o dono da 7 em 1999/2000. E o que aconteceu ao rapaz que tinha vindo do Boavista? No fim da época é vendido ao Marselha e aparece-lhe uma lesão nas costas que quase o atirou para uma cadeira de rodas. É verdade!!!
Mais um ano e novo dono da camisola, aliás “velho” dono, pois foi Sá Pinto a voltar a envergá-la. Regressou de Espanha e escolheu-a, só que foram poucas as vezes que a utilizou porque sofreu uma grave lesão no joelho e esteve muitos meses afastado dos relvados.
Em 2001/2002 chegou ao clube o romeno Marius Niculae, escolheu a 7 e tudo parecia correr sobre rodas. O Sporting a ter bons resultados, Niculae a marcar golos e a ajudar Jardel a marcá-los, até que…….lesão gravíssima em Dezembro e muitos meses de recuperação para o avançado. No ano seguinte também foi ele o seu dono mas nunca mais voltou a recuperar a “boa onda” anterior. Maldição????
Nos 4 anos seguintes (de 2003 a 2007) nenhum jogador utilizou a camisola “maldita”. Medo?? Respeito?? Superstição??
Até que na época 2007/2008, com a chegada de Marat Izmailov, voltou a existir camisola 7 no plantel do Sporting. O russo não teve medo e escolheu-a. E no início tudo parecia correr bem. O jogador foi bem recebido pelos adeptos, jogava bem, marcava golos e tornou-se rapidamente um dos preferidos da massa associativa. Mas a “maldição” viria a atacar……lesão grave, problemas disciplinares que chegaram ao tribunal do trabalho, afastamento do plantel, o que faltaria acontecer mais a Izmailov? Felizmente reapareceu hoje e espero que na próxima época volte a mostrar o excelente jogador que é. E de preferência com outro número nas costas.
Eu, se fosse jogador do Sporting, não quereria o 7 com toda a certeza……..
Partilhem aqui as vossas opiniões sobre o SE7E MALDITO.

Saudações Desportivas


1 comentário:

  1. É bom que o Izmailov mude de número então!!!
    Eu não fazia ideia desse historial com o 7 maldito, mas acho que devia ser implementada uma regra e ninguém poderia usar a camisola 7 no futebol profissional do Sporting!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar