domingo, 24 de abril de 2011

Taça para todos???

A Taça da Liga (ou Bwin Cup) foi este Sábado, mais uma vez, entregue ao Benfica. Quanto à justiça dessa vitória não me vou pronunciar, pois não tive oportunidade de assistir ao encontro dos encarnados frente à belíssima equipa do Paços de Ferreira.

A questão que levanto é a seguinte: a Taça da Liga está feita para os “grandes”???


Vejamos como se desenha o esquema da prova:
-uma primeira fase com os 16 clubes da Liga Orangina (vulgo Liga de Honra) divididos em 4 grupos de 4 equipas. Nesta fase há apenas uma volta e passam os 2 primeiros de cada grupo para a segunda fase.
-na segunda fase entram os 8 da Liga Orangina mais os 8 clubes da Liga Zon Sagres (vulgo 1ª Liga)que pior se classificaram na época anterior. Aqui já não há grupos mas sim uma eliminatória a duas mãos, encontrada mediante um sorteio, que obriga os clubes da Liga Orangina a jogarem contra os da Liga Zon Sagres. Daqui seguirão 8 clubes para a terceira fase.
-na terceira fase voltamos aos grupos. Entram os 8 que passaram da fase anterior mais os 8 melhores classificados da época anterior na Liga Zon Sagres (o que inclui, naturalmente, os “grandes”). Os 4 primeiros classificados da época  anterior (onde estão “sempre” os “grandes”) são cabeças-de-série e são colocados em grupos diferentes. Como se isso não bastasse, ainda jogam 2 jogos em casa e apenas um fora (nestes grupos também há apenas uma volta). O caminho até aos jogos finais está um bocado facilitado, não???? Passa às meias-finais o primeiro classificado de cada grupo.
-quarta fase ou seja, meias-finais. Disputadas apenas a um jogo. E onde é feito esse jogo? Na casa do clube melhor classificado na época anterior…..ou seja, muito provavelmente na casa de um “grande”!!!
Há várias interpretações desta prova, que já mudou de regras várias vezes em apenas 4 anos. Uns dizem que se não for assim ninguém lhe dá importância e acaba por “morrer”. Outros que, desta forma, não dão oportunidades aos clubes mais “pequenos” de conseguirem competir com igualdade. Já li, também, que é uma prova onde os clubes “pequenos” conseguem realizar verbas financeiras interessantes (não sei de que forma…).
A verdade é que em quatro edições tivemos sempre clubes “grandes” nas finais. Em 2008 o Sporting (que até acabou por perdê-la para o Vitória de Setúbal), em 2009 houve um Sporting-Benfica, no ano passado um Benfica-FC Porto e este ano novamente o Benfica. Podem alegar que na final da Taça de Portugal também está na maior parte das vezes um “grande”, que os “grandes” chegam lá porque são melhores, enfim, uma série de outras razões, mas é demasiado evidente que o caminho para chegarem, pelo menos, às meias-finais é-lhes muito facilitado pelo regulamento da prova.
Aproveito para felicitar o Benfica pela conquista da edição deste ano da Bwin Cup (ou Taça da Liga, como queiram).
Partilhem aqui as vossas opiniões sobre a mais recente competição do nosso futebol profissional.
Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Sabes tão bem que estas taças são para ser ganhas pelos grandes, ou pelo menos chegarem à final... isto é negócio puro, e quem patrocina uma competição destas quer o máximo de visibilidade para rentabilizar o seu investimento,caso contrário é um mau negócio!!
    Que audiências e capas de jornais dariam uma final entre Estoril e Santa Clara?
    E penso que este formato ainda vai ser alterado, vamos ver...
    Aliás a própria Taça de Portugal alterou o seu formato e não foi para facilitar a vida aos clubes com menos adeptos, claro que pode acontecer uma final com a presença de um clube secundário,mas isso será a excepção, como foi o FCPorto quando ganhou a Liga dos Campeões, esta também com um formato para a vitória sorrir aos clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, os outros são precisos para a competição funcionar.
    É um negócio demasiado grande para a UEFA não o defender ferozmente.
    Podemos não gostar, mas é o que temos...

    P.S. Apesar da 2ª parte horrível do meu clube, ganhamos, que para a história é o que prevalece!

    Tozé Martins

    ResponderEliminar