Hoje falo-vos de capitães. E de capitães do Futebol Clube do Porto, o novo Campeão Nacional 2010/2011. Nos últimos 30 anos (o tempo que levo de seguidor do futebol) o FCP teve 8 jogadores a “liderar” a sua equipa. E, quase, todos eles (talvez exista uma ou duas excepções) foram verdadeiros líderes. Não se limitavam a entrar à frente dos outros no campo, a escolher cara ou coroa ou de que lado queriam começar o jogo. Eram a voz de comando dentro das quatro linhas, o exemplo para os restantes.O primeiro capitão do FCP de quem me lembro (muito pouco aliás) foi Rodolfo Reis, um médio defensivo do qual não recordo muita coisa além do nome. Seguiu-se Fernando Gomes, um dos melhores avançados nacionais (6 vezes o melhor marcador do campeonato nacional e 2 vezes o melhor marcador europeu), que viria a terminar a carreira no Sporting. Com a sua saída quem ficou com a braçadeira foi o mítico lateral-direito, João Pinto. Com ele a camisola nº2 do FCP passou a ter um significado especial, uma espécie de imagem de marca dos capitães, e viria posteriormente a ser envergada por Jorge Costa, o seu seguidor. Jorge Costa, um central duro e acérrimo defensor das suas cores.
Com a retirada de Jorge Costa, o escolhido foi Pedro Emanuel, outro central, este vindo do Boavista, mas que tinha qualidades que faziam dele um bom capitão. Embora continuasse a ter influência no balneário, Pedro Emanuel foi perdendo o lugar no onze, e com um plantel recheado de sul-americanos o clube optou por promover o argentino Lucho González a dono da braçadeira. Outro jogador “nascido” fora e com a particularidade de ser estrangeiro. Lucho foi transferido e regressou-se à cultura de capitão formado no clube, de novo um central, de novo um jogador duro, de novo com a camisola nº2. Bruno Alves foi o eleito. Por fim, o capitão do mais recente título foi mais um jogador fora do padrão habitual. Guarda-redes e estrangeiro, falo de Helton.
Quem foi o capitão da vossa equipa de que mais gostaram e porquê?
Partilhem aqui as vossas recordações e opiniões sobre estes capitães da bola.
Saudações Desportivas

BiBota, João Pinto, Jorge Costa (Bicho/Tank),era capaz de achar mais alguns, mas apenas quero dar os parabens à iniciativa...é q ainda tenho de fazer a crónica do passeio ao circo, vulgo campo da luz, visto por um POortista...abraço
ResponderEliminarPara mim o capitão tem de ser um jogador mentalmente influente mas o seu desempenho em campo também tem de justificar a titularidade. Daí que, do meu Benfica, o capitão que mais recordo dos últimos anos é o Luisão. Inicialmente confundido com um (mau) jogador de basket, provou-me jogo após jogo e época atrás de época que sabe o que é ser capitão do Benfica. Preud'homme ou Mozer também poderiam ser nomes capazes de envergar a braçadeira. Já João Vieira Pinto....
ResponderEliminar