sexta-feira, 29 de abril de 2011

A meio do caminho...

Chegados ao “intervalo” das meias-finais das competições europeias, quem está em melhores condições de estar nas finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa?
Começo pela Liga dos Campeões. Ainda haverá alguém que duvide, que a final vai ser uma repetição daquela que se realizou, em Roma, na época 2008/2009?

Parece quase impossível que o Schalke04 vá ganhar a Manchester, ainda por cima por mais de 2 golos de diferença. E depois da demonstração de superioridade dada pela equipa de Alex Ferguson na Alemanha é difícil de acreditar em tal feito. Venceram por 2-0 mas se não tivesse sido a estrondosa exibição do keeper alemão Manuel Neuer,  poderia ter acontecido uma goleada histórica. Quero aproveitar para registar outra grande exibição de um rapaz chamado…..Ryan Giggs. Que pé esquerdo fabuloso…..e já lá vão 37 anos!!!
Quanto à outra meia-final, se até José Mourinho já atirou a toalha ao chão (será mesmo???), quem mais pode esperar uma reviravolta na eliminatória? Na minha opinião tinha que acontecer uma verdadeira “tragédia” para o Barça perder, em casa, por 3 golos de diferença. E também aqui a superioridade de uma das equipas tem sido evidente. O Barcelona é superior mas o Real tem o melhor treinador do mundo. Chegará?? Penso que não e que a final da Champions deste ano, em Wembley, vai mesmo ser um Manchester United-Barcelona.
Na Liga Europa apenas uma das meias-finais parece desde já decidida. O FC Porto foi demolidor e arrasou o Villarreal por 5-1, no Dragão, depois de estar em desvantagem no intervalo do encontro. Um demonstração de força que só irá acabar, ao que tudo indica, em Dublin. Da forma como o FC Porto está a jogar não me parece que a equipa espanhola tenha condições de virar o resultado. É verdade que no futebol tudo é possível, mas na maior parte das vezes acaba por prevalecer a lógica.
Resta a única meia-final em que, na minha opinião, está tudo em aberto. Benfica ou Sporting de Braga, quem irá ganhar o direito de participar na final da Liga Europa? Duas equipas que se conhecem muito bem, “fartas” de jogar uma contra a outra e um resultado nada esclarecedor na primeira mão. Tudo irá ser decidido no Estádio Axa. E quem é o favorito? O Benfica é melhor equipa mas está de rastos, o Braga vê-se na obrigação de ter que assumir o jogo, para passar a eliminatória, o que não está de acordo com a sua forma de jogar. Vai ser, com toda a certeza, um jogo bem interessante de seguir.
O que parece ser cada vez mais uma realidade é a final da Liga Europa vir a ser disputada por dois clubes portugueses, o que é muito bom para o nosso futebol mesmo havendo quem diga que é uma competição menor.
Partilhem aqui as vossas opiniões sobre os jogos decisivos das competições da UEFA.
Saudações Desportivas

2 comentários:

  1. Venho comentar esta apreciação por uma única razão, o Real Barcelona. Duas coisas por antecipação, só um desatre natural tirará a qualificação ao barça e, ou muito me engano, outra época igual e o Mourinho vai com uns patins com motor atrás.

    Começando pelo jogo, aquilo que mais me impressionou foi ver o Real no Barnabéu a jogar como se não estivesse em casa. Mais ainda, foi constatar que a expulsão do Pepe destroçou por completo a equipa. Como é possível que ficar com menos um signifique uma quebra daquela dimensão? Esta pergunta é ainda mais pertinente, quando na conferência de imprensa o CR declara que o 0-0 era um bom resultado e estava na mente dos jogadores e, claro, no treinador em primeiro lugar. Com 10 só havia que recuar as linhas e absorver a pressão e jogar no contra com o CR e o DI. Ora, o 1º do Barça é praticamente no contra. Depois, a obra prima do único génio que vejo hoje no futebol mundial é do outro mundo. Continua-se a falar no Maradona e ele não o é, mas vai a caminho, sem dúvida, de ser um dos melhores de sempre.

    Mas voltando ao jogo, ou aos jogos, ou ao campeonato, ou, melhor ainda, ao futebol, as dúvidas que me assolam é constatar que na comparação entre planteis o Real fica à frente do barça. Já ouvi várias opiniões contrárias, mas não me convencem, o Real tem melhor plantel e ponto final. Então o que faz aqui a diferença? Messi é sem dúvida uma das razões, para um número 10 os números que apresenta são do outro mundo, principalmente quando constatamos que os golos que marcou de cabeça e penalti são residuais. Mas ele não explica tudo. Para mim é o sistema e logo o treinador. Simplesmente o sistema do barça é melhor e um sistema daqueles não se implanta por acaso. Em termos de dificuldade de assimilação requer muito mais trabalho que o catenacio do Mou, talvez dos mais utilizados dos últimos 20 anos. É incrível ver o que o 4-3-3 pode significar numa filosofia de resultado ou de resultado/espectáculo. E isto, quer se queira quer não, tem implicações na avaliação que se faz dos treinadores. A outra razão que se me apresenta é que o barça respira "equipa" e unidade e o real não.

    Para finalizar quero apenas salientar 2/3 aspectos:
    1 - Apesar de melhor o Messi parece ser sempre mais um, não apresentando, nem de perto nem de longe, o estatuto que o CR aparenta ter em Madrid.
    2 - Não me lembro de alguma vez ter ouvido o Pepe falar do Messi como o Mou fala do CR. Mais, a não ser por lesão, não me lembro de alguma vez ter ouvido o pepe falar do messi ou de qualquer um outro, é sempre nós, a equipa, o barça.
    3 - Se o SCP jogasse em casa com o benfas ou porto da maneira que o real jogou, a esmagadora maioria dos sócios e simpatizantes diria que o treinador não servia para o clube. Não sei o que os adeptos do real pensam, mas sei o que eu pensaria...
    4 - A conferência de imprensa do Mou a seguir ao jogo foi no mínimo lamentável. Já para não falar nas desculpas à tuga (árbritos), ter o desplante de afirmar "... que a derrota não me afecta nada e que agora vou para casa ter com a minha família..." (ou seja, o meu está cá e isso é que interessa) quando se calhar alguns adeptos nem iriam dormir nessa noite é inacreditável. Se a atitude da equipa mais cara do mundo no jogo não me desse certezas, estas declarações eram para lhe dar guia de marcha no mesmo dia. Cheira-me que se a situação fosse inversa, no barça ele já tinha sido posto a andar.
    5 - O Pepe é bem expulso, a maneira como entra podia ter partido a perna ao DA. Ao pé desta entrada a do Katso sobre o Anderson num SLB-FCP foi um carinho, mas o resultado foi pior. Se houver dúvidas é ir ler as leis do jogo e aquela entrada não se enquadra no jogo perigoso.


    Saudações Leoninas

    José Carlos Neto

    PS: Não me venham com a questão de patriotismos, porque sou-o no que interessa, e já agora não sou nada fan do futebol do barça, mas também não sou cego e não suporto o autocarro.

    ResponderEliminar
  2. Olha, parece que encontrei o segundo tipo no mundo que acha que o Pepe foi bem expulso. Folgo em vê-lo José Carlos.

    ResponderEliminar