sexta-feira, 8 de abril de 2011

El Pibe esteve em Alvalade...e eu também!!!

Em noite de Liga Europa para três clubes portugueses, infelizmente, o “meu” Sporting não esteve presente.
Resolvo então recordar aqui a minha primeira ida à bola, num jogo das competições europeias, para um local no estádio, diferente daquele a que estava habituado a ir com o meu pai.
Foi a 14 de Setembro de 1989 e o Sporting ia receber o Nápoles, de Diego Armando Maradona, no velhinho Estádio José de Alvalade.  O meu pai foi para o seu lugar na central e eu fui com o meu primo Luis para a Superior Sul. Bilhete adquirido por 3800$00 (mais ou menos 19 euros), um macito de cigarros comprado a meias (SG Mentol, se bem me lembro - devia ser para parecermos mais velhos) e lá fomos nós….
O Sporting alinhou com  Ivkovik na baliza, na defesa com um lateral direito brasileiro de nome João Luis, Leal era o lateral esquerdo e no eixo da defesa jogaram Venâncio e um dos melhores centrais que vi jogar no Sporting, o internacional canarinho, Luisinho.
O meio-campo foi composto por Carlos Xavier, Douglas (um dos jogadores de quem mais gostava), Carlos Manuel (o famoso Carlão que tinha jogado anos a fio no Benfica) e Valtinho, outro brasileiro de qualidade duvidosa para representar o Sporting.
O ataque ficou entregue a Marlon Brandão (mais um vindo do país irmão, que mais tarde viria a ter algum sucesso no Boavista) e Paulinho Cascavel (outro brasileiro, este um ponta-de-lança com qualidade e que marcou muitos golos). O treinador era Manuel José.
Do outro lado recordo, para além de Maradona  (que numa fase já algo atribulada, começou no banco), o defesa Ciro Ferrara, o médio De Napoli, o avançado Carnevale e os internacionais brasileiros Alemão e Careca. Havia também um italiano pequenito e ainda jovem de nome Gianfranco Zola.
O jogo foi pobre, com poucas ocasiões de golo e terminou empatado a zero. Deixo aqui um pequeno resumo para quem quiser recordar ou ver pela primeira vez.


Mas valeu a pena, pelo menos, porque já posso dizer que vi o melhor jogador de sempre (na minha opinião) ao vivo e a cores. E embora tenha jogado pouco tempo, conseguiu deixar-nos esta imagem de felicidade..... 
Afinal de contas tinha vestida a camisola do “meu” Sporting!!!!

Partilhem aqui as vossas opiniões e recordações.
Saudações Desportivas

3 comentários:

  1. Também lá estive neste jogo.

    Que saudades do antigo Estádio José Alvalade e que recordações maravilhosas.

    O Luisinho foi, sem duvida, o central com maior classe que vi jogar no Sporting.

    E o Douglas a jogar à frente da defesa e sempre a sair a jogar com a bola nos pés. Que espectáculo.

    Um abraço e Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Também lá estive, na bamcada nova como lhe chamavam, o bilhete jád foi de sócio para mim e para o meu pai, mas lembro-me que tive que pagar bilhete de adulto. Valeu a pena, claro que sim são coisas que não se esquecem.
    Alguém se lembra do espectáculo de raios lazer? Lembro-me que foi um dos primeiros no país, até os jogadores do Napoles ficaram a ver.

    Saudações Leoninas
    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  3. saudades eu também lá estive na superior sul pertencia a JuvLeo, ó tempo volta pra tras, que esta merda hoje esta pior.

    ResponderEliminar