sexta-feira, 1 de abril de 2011

Até parece mentira.....

Dou hoje início ao blog "para quem gosta de bola". Se forem como eu, será com toda a certeza um espaço que irão visitar com agrado e onde todos poderão recordar velhas glórias, ler opiniões iguais ou diferentes das vossas, participar com os vossos comentários, enfim, ajudar a tornar este projecto o mais interessante possível. Conto com todos, desde Sportinguistas a Benfiquistas, Portistas a Bracarenses, Vimaranenses a Setubalenses e por aí fora!!

Hoje, e como o Sporting tem andado nas bocas do mundo, resolvi partilhar convosco aquele que eu considero "O Melhor 11" que vi jogar deste clube centenário.

Na baliza o malogrado Vitor Damas; no quarteto defensivo, 2 portugueses nas laterais, Carlos Xavier à direita e Rui Jorge à esquerda e 2 brasileiros no eixo central, Luisinho e André Cruz; como médio defensivo, um dos meus ídolos de infância, Douglas; o meio-campo ofensivo ficaria a cargo de Oliveira e Balakov; nas alas os dois F's, Figo e Futre; como ponta-de-lança o fenómeno Jardel.

Será que daria para ser campeão??? Nunca ninguém saberá.....

Façam as vossas escolhas e partilhem-nas aqui!!

Em breve apresentarei "Os Melhores 11" do Benfica e do Porto.


Saudações Desportivas

4 comentários:

  1. N conheço (leia-se vi) o trabalho de alguns dos craques que aí apresentas. Mas tendo visto Rui Jorge, preocupa-me que seja o melhor lateral esquerdo que o Sporting já tenha tido (por favor publiquem o meu comentário, digam não à censura de opiniões contrárias à vossa!)

    ResponderEliminar
  2. Inácio a lateral esquerdo...Eurico a central, Silas no meio campo..Fernando Gomes a facturar...e se couber o Moutinho e o JVPinto...tb tinham lugar
    Miguel Lages Marçalo

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui,já tínhamos debatido esta questão... Alguns craques, como Douglas e Luisinho, nunca tive o prazer de ver jogar. Sendo assim, para mim, o melhor onze (que vi) é:

    Defesa - Schmeichel; Carlos Xavier, André Cruz, Stan Valckx, Rui Jorge.

    Meio campo e ataque é bem mais difícil, pois a qualidade é imensa:

    Quaresma, Rochemback, BALAKOV, Figo.

    Ataque: Jardel e Cristiano Ronaldo.

    Suplentes: Ricardo, Rogério, Naybet, Beto, Paulo Sousa, Duscher, João Pinto, Pedro Barbosa, Amunike, Liedson....

    Treinador: Sir Bobby Robson

    Em resposta ao Sr.Aimar, digo-lhe que no onze estão dois Bolas de Ouro...Ele que arranje melhor!

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui, de facto a equipa que apresentas é constituída por alguns dos melhores jogadores que passaram pelo Sporting, mas tenho de discordar de algumas escolhas.Reparei também que os teus eleitos reportam-se apenas a jogadores dos anos 80 para cima, ficando de fora nomes como Yazalde, Oswaldo Silva, Morais, Mascarenhas,Fernando Mendes entre outros, o que me coloca muitas dúvidas sobre este 11. Todavia, tendo crescido contigo compreendo que as escolhas estão condicionadas aos que viste mais e por isso aceita-se, mas com algumas reticências. Qualquer sportinguista que se preze pode ver a caminhada para a única taça europeia da nossa história e, não esquecer, a primeira para Portugal. Sem dúvida, aquela campanha faz, no mínimo, calarmo-nos em relação a algumas das nossas supostas estrelas verdes e equipas mais actuais, simplesmente inesquecível... Em 12 jogos só foram marcados 36 golos contra 13 sofridos!!!

    Mas voltemos à tua equipa, começando pelo GR, de facto tenho algumas dúvidas entre o Schmeichel e o Damas, mas penso que seja aceitável qualquer das 2 escolhas. Na defesa André Cruz e, como já foi dito, Rui Jorge, estão longe de ter a minha concordância. Acho que o Ricardo Rocha era melhor, mas para mim,de longe, o melhor que vi a central foi o Marco Aurélio. A classe que ele tinha a defender só foi superada pelo Luisinho. O André Cruz só lhe ganha nos livres e na capacidade de passe, H-H, jogo aéreo, leitura de jogo defensiva, capacidade física, capacidade de antecipação, velocidade e agilidade, em todos estes parâmetros o MA é bastante melhor que o AC e são estes que realmente contam para um central. Quanto ao Rui Jorge, alguém já falou no Inácio sem dúvida melhor, mas para mim, na esquerda, o Vujacic foi o melhor que vi.
    Meio Campo, o Oliveira era bom, mas preferia um Ducsher ou um Paulo Sousa ao lado do Douglas com o Balakov (sem dúvida o melhor 10 dos últimos 30 anos em Alvalade) mais á frente. Mas esta será mais uma escolha táctica que de jogadores, apesar de a influenciar. Na frente, Futre é talvez o melhor extremo que saiu das nossas escolas, mas o Figo, para mim, está longe de superar o Ronaldo e, se calhar, não supera o Dinis, o melhor extremo português dos dos anos dos anos 70 (não teve foi a visibilidade dos actuais).
    Na frente, desculpa, mas, para além dos nomes já mencionados (Yazalde em particular), eu gosto do Jardel, mas ele só dava para um tipo de táctica e de jogo. Várias foram as vezes em que tínhamos dificuldade em dominar o jogo territorialmente e aí ele não demonstrava a capacidade de resolver longe da área. Para mim o eleito seria sempre Rui Jordão, muito mais completo, espectacular na forma de jogar e imprevisível. Daqueles avançados que empurra a equipa para a frente e que joga dentro e fora da área, com apoio ou sem ele, que te tira 1, dois ou três da frente e toma lá que é disto que o povo gosta.

    11 inicial: Damas; Carlos Xavier, Luisinho, Marco Aurélio, Vujacic; Douglas, Paulo Sousa, Balakov; Ronaldo, Futre; Rui Jordão

    Sup: Schmeichel, Ricardo Rocha, Inácio, Oceano, Oliveira, Dinis, Jardel

    PS: Caros Miguel e António, os nomes que apresentam são muito bons e nem nomeio alguns pelo respeito e admiração que tenho por eles todos, mas na equipa que apresento e que o Rui apresenta, nem no banco de 7. Todavia, tenho de vos dizer que quando falam de Moutinho, Ricardo e Beto, só podem estar a brincar com isto. Por favor, é um sacrilégio nomear nomes que, na minha opinião, não estariam no top 50 dos últimos 30 anos, porque se andarmos mais para trás então não sei onde os poria. E isto não é uma questão pessoal (moutinho) é uma opinião puramente futebolística.

    José Carlos Neto

    ResponderEliminar