terça-feira, 10 de maio de 2011

Uma excepção...merecida!!!

Todas as regras têm excepções. Neste caso, nem se trata de uma regra, mas sendo este um espaço dedicado ao futebol, e escrevendo hoje sobre um assunto extra-bola, pode dizer-se que é uma excepção à regra.
E sobre o que escrevo hoje?? Ciclismo!!! E a que propósito?? A propósito do aniversário da morte do MAIOR ciclista português de todos os tempos…….JOAQUIM AGOSTINHO!!!
Agostinho foi , a par de Vítor Damas, o desportista por quem derramei lágrimas quando soube da sua partida. Era um ídolo em minha casa. Envergou com Esforço, Dedicação e Devoção as cores do meu clube, atingindo inúmeras vezes a Glória. E vê-lo partir, de forma tão estúpida, foi um sentimento de perda enorme.
Ainda hoje tenho na memória a famosa camisola de ciclismo do Sporting, com o patrocínio da Raposeira e os típicos bonés de ciclista que eu também usava...
O Grande Joaquim começou tarde no ciclismo (aos 25 anos), mas a tempo de ter uma carreira de sucesso, a ponto de ser considerado o melhor ciclista português de sempre. Chega ao Sporting em 1968 e vai alternando corridas pelo clube português com corridas por clubes estrangeiros (na maioria franceses).
Vence a Volta a Portugal 3 vezes seguidas (1970, 1971 e 1972), é 2º na Volta a Espanha em 1974 e 3º no Tour de France em 1978 e 1979 (tem mais 2 quintos lugares, um sexto e dois oitavos). Um palmarés brilhante para quem começou tão tarde e, segundo os especialistas, não tinha uma técnica muito apurada, fazendo-se valer da sua força física e enorme espírito de sacrifício e vontade em triunfar. Quem o conheceu fala dele como um exemplo para todos….
É, então, chegado o ano de 1984. Regressa, já com 40 anos, ao Sporting, depois de representar equipas francesas e seria nesse fatídico ano que nos deixaria para sempre. Estávamos no dia 30 de Abril e, quando vestia a camisola amarela  numa Volta ao Algarve, um cão atravessou-se à sua frente a 300 metros da meta. Não conseguiu evitar a queda, que lhe provocaria uma fractura craniana (há quem diga que um simples capacete, que não era obrigatório, poderia ter evitado tudo isto). Com a sua força característica, levantou-se e voltou a montar a bicicleta para acabar a etapa. As fortes dores de cabeça levaram-no até ao Hospital de Loulé onde o seu estado de saúde se agravou drasticamente. Foi evacuado de emergência para Lisboa e, após 10 intervenções cirúrgicas e 10 dias em coma, viria a falecer no dia 10 de Maio.
Hoje é o dia em que passaram 27 anos desde que partiu o MAIOR ciclista português de todos os tempos…….JOAQUIM AGOSTINHO!!!
Partilhem aqui as vossas recordações deste símbolo do desporto nacional.
Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário