sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Festa da Taça é no Jamor...

A Festa da Taça é hoje o tema do meu post. E mais do que a discussão à volta da qualidade e mérito das equipas que vão disputar a final, o assunto é o local da Festa. Para alguns, o jogo decisivo desta prova devia ser disputado todos os anos em cenários diferentes, mediante os protagonistas  dessa mesma final. Para outros, o Estádio Nacional continua a ser o local de culto para esta prova e não há motivos para alterar essa condição. Eu estou de acordo com os segundos.
Pode ser verdade que o Jamor não tenha todas as condições necessárias para ser o palco da Final da Taça de Portugal. Mas será que os estádios (?) do Paços de Ferreira, da Naval, do Olhanense e por aí fora, têm condições para receberem jogos da I Liga? E alguém se importa com isso? E a relva? Também já ouvi dizer que o relvado do Estádio Nacional não tem qualidade. Mas não é por isso que não temos assistido a bons jogos e não me parece motivo para alterar o local da final, até porque há com toda a certeza relvados bem piores e que servem para jogos também importantes.
Outra das razões apontadas pelos defensores das finais fora do Jamor é o facto do Estádio Nacional não servir sequer para a Selecção Nacional efectuar os seus jogos. OK, até entendo esse argumento quando os jogos da Selecção são na Luz ou em Alvalade. Mas se a equipa das quinas jogasse sempre no Jamor, teríamos os mesmos que agora criticam este facto, a criticar porque a Selecção Portuguesa só jogava em Lisboa e os portugueses de Coimbra, Aveiro, Braga, Faro e resto do país nunca tinham oportunidade de ver jogar Portugal perto de suas casas.
A questão da segurança também é levantada. Mas o que temos nós visto, em termos de segurança, em estádios super-seguros, como o da Luz e o do Dragão? Pedradas, bastonadas, very-lights, petardos, bolas de golfe……será  culpa da falta de segurança no Jamor?
Eu sou um defensor da Final da Taça de Portugal disputada no Estádio Nacional!!!
Aquela atmosfera, o convívio entre todos (quando as pessoas são civilizadas), as sardinhas, as febras, os pára-quedistas, o Hino Nacional. Noutro local tudo perderia o seu encanto…..
E depois há outra coisa que deve mexer com os jogadores. Nem sempre são os clubes grandes a estar na final e se para um jogador do FC Porto, Benfica ou Sporting jogar no Jamor pode não ter grande expressão (e mesmo assim acho que tem sempre), o que dizer dos jogadores do Desp. Chaves, Leixões, Paços de Ferreira e mesmo Vitórias de Setúbal e Guimarães? É um momento que pode não voltar a repetir-se e que deverá ser desfrutado ao máximo. Acham que seria a mesma coisa se a final fosse disputada em Aveiro, Coimbra ou Faro???
As minhas presenças no Jamor resumem-se a quatro. A primeira vez ocorreu em 1982, numa final entre o “meu” Sporting, comandado por Allison, e o Sporting de Braga de Quinito. Lembro-me como se fosse hoje…..eu com uma bandeirita do meu clube, de mão dada com o meu pai a entrar no Estádio Nacional. Foi uma festa e ainda por cima o Sporting goleou por 4-0. Era a equipa de Oliveira, Jordão e Manuel Fernandes que tinha acabado de se sagrar campeã.
Só lá voltaria 5 anos depois para ver um Sporting-Benfica. Desta vez, e novamente com o meu pai, as alegrias já não foram tantas. Convívio e festa antes do jogo mas o meu clube não ganhou e voltei mais triste para casa. Diamantino encarregou-se de fazer 2 golos a um dos meus ídolos de infância, Vitor Damas, e o Benfica ganhou por 2-1. O golo do brasileiro Marlon não serviu de nada.
Para voltar ao Jamor tive que esperar, desta vez, 9 anos. Voltei em 96 e assisti ao pior momento de sempre num estádio de futebol. Era, novamente, um Sporting-Benfica. Desta vez, já bem crescidinho, não fui com o meu pai. Fui…..sozinho!!! Arranjaram-me um bilhete à última da hora e lá fui eu, já atrasado, no comboio para o Estádio Nacional! Só lá estive até ao primeiro golo do Benfica….nesse momento, a uns 15 metros de mim, aconteceu uma tragédia e eu, com medo, resolvi voltar para casa. Uma tragédia que aconteceu no Estádio Nacional mas podia ter acontecido noutro estádio qualquer….
Regressei lá em 2000 para ver um Sporting-FC Porto, na ressaca do campeonato ganho pelos leões. Um jogo fraco, com um empate a uma bola. Golos de Jardel, pelo Porto, e Pedro Barbosa, pelo Sporting. Foi a última vez que assisti, ao vivo, a uma Final da Taça de Portugal.
Mas espero voltar lá, numa próxima presença do meu clube, naquele que eu considero o palco certo para A Festa da Taça!!!

E vocês??? Que recordações têm do Jamor e que opinião têm sobre o local onde deve ser disputada a Final?
Partilhem-nas neste espaço, para quem gosta de bola!!!!

Saudações Desportivas

2 comentários:

  1. O Estádio Nacional para mim é mitico, não é por ser em Lisboa nem no Porto é por ser o... Estádio Nacional!

    ResponderEliminar
  2. Para mim, a única vez que me lembro de ir ver um jogo de futebol no Estádio Nacional, foi em 2000, com o Porto, em que o Sporting empatou e não resolveu!!! E eu estava um bocadinho com receio da confusão que poderia existir a nível de adeptos! Mas não foi o caso!! Foi uma má experiência, em termos de resultado, mas uma óptima experiência em termos de convívio!!
    Lembro-me de ir lá mais vezes, mas ficar na parte do piquenique! Não sei se foi em alguma final da Taça de Portugal!!
    Espero lá voltar em breve!!
    :P

    ResponderEliminar