domingo, 8 de maio de 2011

Zlatan "só" sabe ser campeão.....

Mais uma época, mais um título!!! Não sei se é um caso único, mas com toda a certeza será um caso muito pouco comum…..
9 títulos de campeão em 10 anos só está ao alcance de grandes futebolistas. Trago aqui, hoje, o jogador que ostenta tão brilhante palmarés….o ponta-de-lança sueco Zlatan Ibrahimovic!!!

Pois é, desde a época de 2001/2002 que só  num ano é que Zlatan não festejou o título de campeão. Ibrahimovic começou a carreira no seu país natal, no MalmoFF, em 1996. Em 1999 surge na equipa profissional do clube, onde só está 2 épocas. O Ajax, histórico clube holandês, pagou 7 milhões de euros para o ter no seu plantel, e logo na sua primeira época na Holanda sagra-se campeão. 2002/2003 foi a temporada do jejum….o PSV foi campeão e o “pobre” do Zlatan não festejou. Mas logo a seguir voltaram as festas…Ajax novamente campeão e o avançado sueco, nesta altura já cobiçado por clubes italianos, iniciava aqui um período em que não sabe o que é ser 2º classificado num campeonato nacional.
Chega, então, a aventura italiana. A primeira experiência surge ao serviço da Juventus. O clube de Turim deixou cerca de 19 milhões de euros nos cofres do Ajax para assegurar o avançado sueco. 2 temporadas com a camisola bianconeri e….2 títulos de campeão. Títulos que viriam, mais tarde, a ser retirados à Juventus em virtude do escândalo de corrupção que assolou o futebol italiano, mas que não deixaram de ser, na altura, festejados como tal.
Com a Juventus condenada à segunda divisão italiana, Zlatan foi um dos que optaram por sair. Mas não deixou Itália. O Inter pagou por ele perto de 25 milhões de euros e teve-o consigo durante 3 temporadas. Para não variar, Ibrahimovic sagrou-se tri-campeão ao serviço do clube de Milão.
Chegados à temporada de 2009/2010 assistimos a uma das maiores transferências de sempre, no futebol mundial. O Barcelona abriu os cordões à bolsa e a troco de 46 milhões de euros mais o avançado camaronês Samuel Eto´o (avaliado em 20 milhões de euros), assegurou os serviços de Zlatan Ibrahimovic. Uma só época na Catalunha chegou para manter o registo de campeão que acompanha o sueco.
Inadaptado a Espanha, a Barcelona ou ao técnico catalão Guardiola, a verdade é que acabou por sair. Só que jogadores como Zlatan têm sempre grandes clubes interessados e o ponta-de-lança acabaria por ir parar, por empréstimo, ao gigante italiano que lhe faltava representar….o AC Milan. E o que é que acabou por acontecer ontem? Depois de 7  anos sem festejar o título, os rossoneri voltaram a  sagrar-se campeões italianos. Já Ibrahimovic "apenas" continuou na sua senda vitoriosa….
Na próxima época, quem quiser festejar um título já sabe quem deve contratrar……
Partilhem aqui as vossas opiniões sobre este avançado “papa-títulos” .
Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário