quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alkmaar, 05-05-2005...quem se lembra???

Dia 5, do mês 5, do ano 2005. Uma data que, assim isolada, não dirá nada aos adeptos do futebol. Mas se lhe juntar-mos o nome de uma pequena cidade Holandesa, situada a norte de Amesterdão, de nome Alkmaar, já poderá dizer algo….
Pois é, faz hoje, exactamente, 6 anos que o Sporting carimbou a passagem para a final da Liga Europa  (na altura ainda chamada de Taça UEFA), num  jogo épico, que para os sportinguistas se manterá vivo nas suas memórias para toda a vida!!!
E que jogo foi esse? Uma meia-final, contra o AZ Alkmaar, uma equipa pouco conhecida, que tinha eliminado nos quartos-de-final os espanhóis do Villarreal (de Pepe Reina, Sorín, Marcos Senna, Riquelme, Forlán….), e parecia ser uma pêra doce para um Sporting que se apresentava a jogar um futebol de qualidade, com bons resultados e tinha deixado fora da competição o, teoricamente, mais poderoso Newcastle com uma goleada de 4-1 em Alvalade.
Mas já na 1º mão, em Lisboa uma semana antes, se tinha percebido que não ia ser simples. Uma vitória por 2-1 arrancada a ferros, com um grande golo do chileno Maurício Pinilla, não previa  facilidades para o 2º jogo, na Holanda.
E assim foi. Numa noite de chuva, com o terreno pesado, o Sporting alinhou com: Ricardo; Miguel Garcia, Beto, Polga e Rui Jorge; Custódio, Rochemback e Moutinho; Douala, Sá Pinto e Liedson. Do outro lado estavam, curiosamente, 2 futuros portistas (o técnico Co Adriaanse e o extremo marroquino Tarik Sektioui). O 1-0 para o AZ, logo aos 6 minutos, demonstrava que o Sporting iria ter que sofrer para chegar à final. Liedson ainda empatou antes do intervalo, aos 45 mns, mas na 2ª parte os holandeses chegariam ao 2-1 que levava o jogo para prolongamento. 109 minutos de jogo e novo golo dos da casa. A eliminatória estava perdida para o conjunto português até que, no último minuto de jogo……..canto apontado por Rodrigo Tello, o guarda-redes Ricardo junto da área adversária e aparece Miguel Garcia a cabecear para o golo que dava o apuramento do Sporting para a final. Nascia naquele momento “O Herói de Alkmaar”…..

Foi um momento épico!!! Uma festa indescritível!!!
Hoje, em dia de meias-finais da Liga Europa, é interessante ver que estão 5(!!!) jogadores desse plantel do Sporting a disputar o acesso à final de Dublin. 3 no Sporting de Braga (Custódio, Hugo Viana e o Herói de Alkmaar, Miguel Garcia), 1 no Benfica (Carlos Martins) e 1 no FC Porto (Moutinho). No plantel actual do Sporting apenas continuam 2 (Polga e Tiago). Curioso, não???
Partilhem aqui como viram, onde estavam e quais as vossas reacções a este momento inesquecível no futebol do Sporting Clube de Portugal.
Saudações Desportivas

2 comentários:

  1. Assisti ao jogo em casa, sozinho infelizmente. Antes do jogo começar confesso que estava receoso, isto porque, aquando do jogo da 1ª mão,apercebi-me da qualidade do AZ,lamentando o falhanço do 3-1 por parte do Pinilla.

    O jogo começou da pior maneira, no entanto, acreditei sempre,crença esta que se foi abaixo durante o prolongamento, mas, como bom Sportinguista, tinha sempre aquela réstia de esperança que habitava no meu coração, pronta para crescer e expandir-se.

    E assim foi, ao minuto 120, onde já não havia esperança,sendo ela toda transformada em vontade,Miguel Garcia,com toda a serenidade do seu Alentejo, fez-me sentir como nunca antes me tinha sentido, 120 minutos de nervos e ansiedade brotaram meteoricamente.

    Tal como podem imaginar, não é fácil de descrever...gritos, saltos, corridas, lágrimas, algo apenas comparável com a festa do título de 1999/2000.

    Apenas pergunto quando tais emoções voltarão aos corações leoninos.só o tempo, trabalho e...a vontade de quem veste, representa e defende a nossa camisola.

    ResponderEliminar
  2. Como é possível verificar, enganei-me no final do último comentário. a frase pretendida era : "só o tempo, trabalho e...a vontade de quem veste, representa e defende a nossa camisola poderão responder."

    ResponderEliminar