segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ainda acreditam em Jesus???

Ontem ouvi um amigo benfiquista, daqueles de bancada e não de sofá, proferir a seguinte frase:
“Se o Benfica perde uma meia-final com o Braga, nunca mais lá vou…..”.
Não sei se será a opinião generalizada dos adeptos do Benfica mas penso ser um sinal de que não vai haver perdões, por uma eliminação da Liga Europa. Será que Jorge Jesus, se o Benfica perder uma meia-final com o Braga, nunca mais lá vai????

Jorge Jesus é o sétimo treinador do Benfica na era Luis Filipe Vieira, que teve o seu início em 2003. Nenhum esteve tanto tempo como ele, durante este período, no banco do clube encarnado. Mas será que na próxima época será ele o treinador? Os dirigentes já vieram afirmar que vai ficar, mas no futebol todos sabemos que isto nada quer dizer!!! Tudo vai depender do resultado na Liga Europa? Talvez…..
Vejamos o que aconteceu aos anteriores treinadores de Luis Filipe Vieira.
Quando chegou à presidência, em Novembro de 2003, o treinador era o espanhol José Antonio Camacho. No fim da época de 2003/2004 o Benfica vence a Taça de Portugal, numa final com o FC Porto de José Mourinho, e termina o Campeonato Nacional em 2º lugar. Camacho acabaria por sair para……o Real Madrid(!!!).
Nova época, novo treinador. Uma aposta forte num técnico de prestígio. Giovanni Trapattoni foi o escolhido para levar o Benfica ao título e alcançou o sucesso. Fim da época e…..sai. Alegadamente por querer voltar a Itália mas acaba por ir treinar o Estugarda, na Alemanha.
O seguinte foi o holandês Ronald Koeman. Fica em 3º no campeonato e o momento alto foi a eliminação do Liverpool (detentor do troféu na altura) na Liga dos Campeões. Foi mais um treinador a sair ao fim de um ano.
A primeira aposta num técnico português foi na época 2006/2007. O eleito  foi Fernando Santos. Benfiquista, mas com passado no FC Porto (onde foi o Eng do penta) e no Sporting, acabou por não ter bons resultados. Acabou em 3º mas continuou para a temporada seguinte. A margem de erro é que não era muita…..
Era tão pouca que à segunda jornada já não era o treinador do Benfica. Luis Filipe Vieira resolveu repetir a aposta em Camacho mas este também não terminaria a época na Luz. Seria Fernando Chalana a levar a equipa até ao fim onde terminou na 4ª posição do campeonato.
Em 2008/2009 voltou a estar um espanhol a orientar o clube da águia. Quique Flores tinha algum estatuto em Espanha e foi um nome acolhido com agrado pelos adeptos. Ganha uma Taça da Liga, termina em 3º e sai. No fim da época há quem entenda que deve ficar mas a decisão já estava tomada.

Chegamos a Jorge Jesus. Chegou, viu e venceu. Idolatrado pelos adeptos, adorado pelos jogadores. O Benfica joga bem ,enche estádios e acaba campeão. Não há qualquer contestação e Jesus, obviamente, continua para a nova temporada.
A aposta nesta época foi forte. Reconquistar o campeonato era o objectivo mas chegou a ouvir-se falar na conquista da Champions(!!!). Mas o estado de graça parece ir desaparecendo. O campeonato já lá vai, a campanha na Champions foi má (salvou-se para a Liga Europa no último minuto, do último jogo), conseguiu perder uma vantagem de 2 golos, na Taça, em casa e para o principal rival….as críticas começaram a aparecer e nem a conquista da Taça da Liga (os  poucos festejos indicam isso mesmo) conseguiu atenuar os efeitos que tinham tidos os resultados anteriores.
Por isso, e voltando à questão central deste post, terá Jorge Jesus condições de continuar se não conseguir vencer a Liga Europa?
Como podemos ver já houve de tudo, campeões que saíram e campeões que ficaram, técnicos que nada ganharam e que saíram e outros que ficaram (mesmo que tenham saído logo no início da época seguinte). Qual será o futuro de Jesus??? E não nos podemos esquecer que, aparentemente, o técnico benfiquista tem outros clubes interessados nele. Quererá ele ficar em caso de insucesso???
Partilhem aqui as vossas opiniões sobre o futuro do treinador do Benfica.
Saudações Desportivas

3 comentários:

  1. Amigo Rui.. parabéns pelo post que está muito esclarecedor do que têm sido os erros desta direcção do Benfica. Felizmente, aqui há umas épocas, alguém naquela casa foi capaz de contratar nomes como Ramires, Aimar, Saviola, David Luiz, Di Maria e Javi Garcia. Para mim, independentemente do treinador, estes foram os nomes do título do Benfica. Para além disso, o Benfica de 2011 não faz, na minha humilde opinião, uma má temporada. É um 2º lugar (aquém das expectativas), perde a taça para o rival (nem comento), vence a taça da liga (já é habitual, queremos mais) e está nas meias de uma competição europeia a jogar com uma equipa factualmente inferior - é o 3º/4º classificado da Liga a vários pontos do Benfica. Se não passar, é de facto muito mau. No entanto, como dizia, não creio que seja uma má época. A do Porto é que é uma super época porque se arriscam a ganhar tudo o que jogaram (menos a taça da liga lá está..). Logo, não sou adepto de mudanças de treinador só porque o adversário esteve melhor que nós. Acho que se deve mudar quando nós estamos muito mal, isso sim. Não me parece o caso.

    ResponderEliminar
  2. Venho aqui meter a foice em seara alheia, já que sou sportinguista. Também venho falar num dia em que já foi o jogo de Braga e o Benfica já foi. Duas coisas para começar:

    1- Vi os dois jogos e a conversa dos comentadores de que o Braga foi um justo vencedor é a conversa dos golos, pois o Benfica jogou o suficiente para passar. Mas o futebol é mesmo assim, quem marca...

    2- Colocar a culpa no treinador desta eliminação é como quando no meu Sporting um verdadeiro "burro" (perdoem-me a expressão) de presidente disse que a culpa dos 3 na Áustria era do Bobby Robson. Mandou-o embora para meter a abécula do Queiroz e foi o que se viu...

    Não sei se hoje a tua opinião é a mesma Bruno, mas parece-me que as tuas palavras foram as mais acertadas. A época que o benfas fez este ano parece-me o resultado de várias condicionantes e de uma realidade que tem vindo a mudar. As condicionantes começaram logo no início da época, com a venda de 2 jogadores que me parece terem feito mais falta do que se imaginou. Depois, foi o tempo de adaptação que demoraram tanto o Salvio como o Gaitan para se enquadrarem com a equipa e começarem a render. Por outro lado, existem lacunas no plantel que continuaram, em momentos decisivos, a prejudicar a equipa. Cada vez que um dos extremos, ou os dois, como aconteceu nos últimos tempos, faltava ou estava em baixo de forma, há um vazio que não existe maneira de colmatar. Na esquerda ainda seria mais fácil, mas o Jesus parece não confiar em mais nenhum na lat esq. Foi uma surpresa para mim, porque sempre pensei que iria ser o Coentrão o substituto natural do Di Maria. Outra realidade que me parece indesmentível é que manter o Cardoso foi um erro e ainda não percebi o porquê do Jesus não ter apostado mais vezes na Cristina Gomes.

    A realidade que falei prende-se com alguns factoa indesmentíveis: o ser campeão como foi subiu um "pouco" à cabeça do Jesus que parece ir aterrando com cada vez maior violência. Quem viu o benfas jogar como jogou o ano passado, só pode constatar que este ano a equipa não mostrou a mesma sede, o que se reflectiu no modo como a equipa entrava em campo (no ritmo, na dinâmica, na vontade, na capacidade de virar os jogos mais complicados). Essa sede foi-se vendo um pouco a espaços este ano e principalmente na Liga Europa. Se no início da época jogadores e treinador iam dando a ideia que eram apenas pequenos percalços e que, mais cedo ou mais tarde, aquilo iria engatar e voltaria tudo ao normal, com o tempo, a equipa foi perdendo confiança e os jogos com o Porto foram bem demonstrativos disso. A diferença que se notou pareceu-me sempre mais falta de confiança (talvez resultado daqueles 4/5 no início de época) do que uma realidade factual. Todavia, o plantel do Porto parece-me ter mais soluções válidas que o do benfas, e o 11 também me parece um pouco mais forte.

    Para terminar só quero reforçar o que o Bruno diz e o que tu Rui falas nas entrelinhas, despedir o Jesus acho que seria um erro de palmatória, mas não seria caso virgem nesta direcção vieirista. Mas partindo do princípio que vão comprar o Salvio, aquele plantel parece necessitar de, pelo menos, mais dois alas. Onde é que meteram aquele puto chileno ou uruguaio, já não me lembro do nome. Ele era extremo direito e pelo pouco que o vi jogar parecia ter uma grande margem de progressão e via-se que era jogador.

    Saudações leoninas

    José Carlos Neto

    PS: Apesar deste blog ser generalista em termos clubísticos espanta-me que o seu promotor ainda não tenha falado sobre o momento actual do SCP.

    ResponderEliminar
  3. Epa Rui,boa tarde primeiro e grande blog que construiste,estas de parabens.
    Sobre o Jorge Jesus o que tenho a dizer é que ja o ano passado nao o achava nada especial como treinador e apontava lhe algumas falhas como no jogo em Liverpool para a taça Uefa mas tinhamos materia prima. No entanto jogadores de nivel mundial no entanto comprovado noutros clubes de grande dimensao,como Di Maria,David Luiz e Ramires foram vendidos e a equipa ficou mais fraca,aliando isso a explosao do Falcao e á continuaçao do Hulk como grande futebolista fez do Porto uma super equipa para mal dos meus pecados.O Jesus nao faz milagres ,mas se fosse mesmo bom e menos teimoso,pelo menos iamos á final da Taça Uefa,podiamos ter ganho a taça de Portugal (como é possivel nao saber armar uma tactica para defender a vantagem de 2-0) e nao ficavamos a tantos pontos de distancia do Porto,mas a pre epoca fui muito mal preparada tambem e temo que este ano volte a acontecer o mesmo.Quanto ao teu Sporting desejo lhe as melhoras para bem do Futebol Portugues.
    Abraços
    Carlos Nunes Cerqueira

    ResponderEliminar