segunda-feira, 16 de maio de 2011

36 pontos!!! Esquecer ou lembrar???

Agora que a época do Sporting terminou, que tipo de ilações podemos retirar dela? Deverá ser esquecida ou lembrada?  36 pontos para o primeiro lugar, 15 para o segundo, o terceiro posto assegurado na última jornada, mau futebol praticado durante toda a temporada……na minha opinião deve ser recordada de forma a que não volte a acontecer.
E quais as razões de uma temporada assim? O plantel era fraco? Sim, mas continuo a achar que com outro tipo de liderança podia fazer muito melhor. Senão vejamos:
Na baliza o Sporting teve o melhor guarda-redes português (por muito que isto custe, às vezes, até a alguns sportinguistas), Rui Patrício. Não é inferior a Helton e muito menos a Roberto. Tiago normalmente cumpre, quando é chamado, e o alemão Hildebrand, que já foi considerado um dos melhores na Bundesliga, alguma qualidade deverá ter. Não era este o ponto fraco do plantel.
Na defesa, quanto a mim, esteve o calcanhar de Aquiles deste Sporting. Os laterais titulares mostraram qualidade em Braga, mas jogar no Sporting não é a mesma coisa. Tanto João Pereira como Evaldo não atingiram o potencial que lhes é reconhecido. Aqui está um caso de que bons jogadores inseridos numa má estrutura, se podem tornar jogadores banais. Os suplentes foram Abel (e agora o jovem Cédric, nos últimos jogos) e Grimi. Na direita o português continua o mesmo jogador que chegou ao Sporting há 5/6 anos…..não evoluiu nada! Já o argentino…..eu pergunto? Como é que o AC Milan o foi buscar??? Dos jogadores mais fracos que alguma vez vi em Alvalade!!!
Na zona central da defesa está o pior do plantel. Os quatro centrais juntos não fazem um!!! Que me perdoem os acérrimos defensores do actual capitão do Sporting, mas eu acho Daniel Carriço um jogador banalíssimo (devo ser dos poucos….). Joga mal de cabeça, não impõe o físico, com os pés não é grande coisa, tem falhas posicionais incríveis….ok é abnegado e tem muita vontade. Mas isso chega? De Nuno André Coelho e Torsiglieri, o que dizer? Duas novas contratações que me fizeram ter muitas, mas mesmo muitas, saudades de Tonel. Resta o brasileiro Anderson Polga. Continuo a pensar tratar-se do melhor central do plantel. Mas ao dizer isto, penso que está tudo dito…..
Passando ao meio-campo o que temos? André Santos, Valdés e Matias (muito melhor com Couceiro), mostraram que têm qualidade. Zapater não me convenceu mas, e aqui vou chegando ao ponto de que pretendo falar mais à frente, quem gostava de Guarin na altura de Jesualdo Ferreira no FC Porto? É daqueles jogadores que queria ver jogar com outro técnico no banco. Vukcevic tem algum valor mas ainda não o colocou totalmente em prol do colectivo. Outro treinador chegará para resolver a situação? Neste caso ponho bastantes reservas…. Há ainda Diogo Salomão, um extremo-esquerdo que gostei de ver jogar e que penso possa vir a ter sucesso. Para o fim, os “veteranos” Pedro Mendes e Maniche que passaram mais tempo na enfermaria do que dentro dos terrenos de jogo. Há aqui, na minha opinião, mais qualidade do que aquela que foi demonstrada…
Chegamos à zona atacante. Yannick, Saleiro, Postiga e Liedson (até Janeiro). Ah e ainda houve Cristiano para substituir……..o levezinho (não vale rir…). De Liedson há pouco a dizer. O seu valor é indiscutível mas nunca pareceu entender-se com o técnico Paulo Sérgio. E acabou por sair para o Brasil a meio da época. Postiga continua, apesar da sua qualidade, a manter uma relação esquisita com o golo, o que para um avançado não é bom. Saleiro, com 25 anos já não é um miúdo, ainda não “explodiu”. Será que algum dia vai acontecer? Começo a ter dúvidas… E temos Yannick (o menino da casa, como ele diz). O que lhe falta para ser melhor? Na minha opinião falta treino competente…. Quando vejo Djaló a jogar, aquilo em que lhe noto maiores dificuldades é no passe e recepção. E isto treina-se desde os infantis!!! Penso que pode melhorar muito com alguém que saiba trabalhar com ele. Ah e falta Cristiano….bem se calhar é melhor não dizer nada!!!

Agora aquilo de que falava mais atrás. A liderança!! E quem foram os líderes deste Sporting? José Eduardo Bettencourt, Costinha e Paulo Sérgio (Couceiro e Godinho Lopes apareceram mais tarde, já com o barco à deriva). O ex-presidente acumulou erros uns atrás dos outros. O seu discurso foi sempre péssimo e acabou por se demitir ao invés de despedir um treinador que já não tinha mais nada para dar ao clube (se é que alguma vez deu alguma coisa). Costinha não teve, desde o início, vida fácil em Alvalade. Não me pareceu a pessoa indicada para o cargo. Quanto a Paulo Sérgio, só uma frase: Não tem competência para treinar o Sporting Clube de Portugal.
Por isso continuo a dizer que este plantel, embora com défice de qualidade, podia fazer muito mais se tivesse, no banco, um bom técnico. Condição que eu considero essencial para se ter sucesso no futebol. Não são poucos os casos de jogadores banais que com um treinador de categoria se transformam em excelentes jogadores, e o contrário também é real, jogadores que parecem ter perdido qualidades sob o comando de alguns técnicos.
Numa altura em que o novo timoneiro dos leões ainda não está oficializado (embora toda a gente diga que é Domingos Paciência), penso que deve ser nesse posto a grande aposta na próxima época. Mais do que em jogadores (que também são necessários), o sucesso na escolha do treinador (apoiado por uma estrutura forte para o futebol) é fundamental.  


Para bem do futebol português, e em especial para bem do Sporting, o clube não pode continuar a ter épocas como a de 2010/2011 (e já a anterior tinha sido má…).
Partilhem aqui as vossas opiniões sobre uma das piores temporadas do Sporting.
Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Meu caro e grande amigo - Tento e tenho conseguido seguir com atenção esta tua nova maneira de comunicares e de te expressares, o que te vai na alma e digo isto sem pudores Expecialmente nesta tua análise ao estado em que chegou o "nosso" GRANDE SPORTING - Concordo com esta análise séria e certa que fazes - no entanto, tu bem sabes que a consequência do que se passa - (vou colocar passou entre parentisis) no "nosso" GRANDE SPORTING, não é de
    agora que as coisas levaram a este desfecho. Por muito que se diga e nota que eu não sou um defensor de Paulo Bento. Mas foi o único que comseguiu fazer umas "Omeletes" sem ovos. E a partir do momento que foi constituida uma S.A.D. - o clube começou a ser gerido como se de uma empresa se trata-se; ok tem responabilidades a outro nível, mas caramba porque é que nunca tivemos um "pintinho" que conseguisse aliar o sucesso de um clube à gestão de uma empresa - Bom e chega de Santas-Alianças pois nunca tivemos necessidade disso noutras alturas, nem é agora que as teremos.

    Um grande abraço, deste teu grande amigo Álvaro (Zenga)

    P.S. - Esqueces-te de mencionar o Pongolle - 6,5 M

    ResponderEliminar