quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Postiga & Djaló, Lda


Primeiro dia de Setembro e os dois jogadores mais assobiados, nos últimos tempos, pelos adeptos sportinguistas, já não fazem parte do plantel para a temporada 2011/2012 (embora ainda falte confirmação oficial da transferência de Yannick).

Boa ou má decisão dos responsáveis leoninos??? Na minha opinião só pecou pela demora com que foi tomada. Por Yannick, segundo consta, chegou a existir, há uns anos, uma proposta de 15 (!!!) milhões de euros por parte do Villarreal. Já quanto a Postiga ainda não foi há muito tempo que se ouviu falar de propostas russas bem mais vantajosas do que aquela que foi aceite desta vez. O rendimento destes dois jogadores foi sempre (ou quase sempre, para os mais benevolentes) de média/baixa qualidade.

Hélder Postiga, que em 2012 completa 30 anos, já jogou em Inglaterra (Tottenham), França (Saint-Étienne) e Grécia (Panathinaikos) para além de FC Porto e Sporting. O que tiveram em comum as passagens por todos estes clubes??? A escassez de golos marcados!!! O que para um ponta-de-lança (por muito que exista quem defenda que um avançado não serve só para facturar) não é muito bom cartão de visita.

Quem lançou Postiga na equipa principal do FC Porto foi Octávio Machado. Época 2001/2002 e o avançado, apenas com 19 anos, foi utilizado em mais de 30 jogos e apontou 10 golos em todas as competições. Nada mau....
O ano seguinte seria (até agora...) o melhor de Postiga. Mourinho era o treinador e contou com o contributo do internacional português para vencer o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Taça UEFA. E Postiga fez 19 golos. Quase 30 golos em apenas 2 temporadas era um número prometedor para um jovem avançado português. O problema é que desde 2003 até hoje Hélder Postiga marcou pouco mais do que isso. Senão vejamos......


Em 2003/2004 é vendido ao Tottenham por 12 milhões de euros. Marca 2 golos.
Em 2004/2005 regressa ao FC Porto por 7,5 milhões de euros mais o passe de Pedro Mendes. Marca 3 golos.
2005/2006 foi a época em que Co Adriaanse, antes de o mandar para a equipa B, tentou fazer dele um Nº10. Não conseguiu e despachou-o para França, emprestado ao Saint-Étienne. Marcou 2 golos.
Jesualdo Ferreira recuperou-o para o “seu” FC Porto, na temporada seguinte, e durante a primeira metade da época apontou 11 golos. Em Janeiro chegou Adriano e ele nunca mais jogou...
Nova temporada, novo empréstimo. Desta vez ao Panathinaikos. Marcou 2 golos.

Até que......o Sporting adquiriu o seu passe (ou metade, como queiram...). E o que aconteceu desde então? Três temporadas de leão ao peito, 60 jogos no Campeonato Nacional e....12 golos!!! Números assustadores para um ponta-de-lança!!! Se contabilizarmos os jogos de todas as outras competições a coisa não melhora muito.....foram só mais 6 golos em 40 e tal partidas. Ainda há alguém contra a sua saída de Alvalade???

Yannick Djaló, o “menino” a quem um dia Boloni teve que pagar uma grade de Coca-Cola por ter marcado um golo num jogo treino, estava no Sporting desde os 15 anos. Foram 10 anos (à excepção da primeira época de sénior em que esteve emprestado ao Casa Pia) com a camisola verde e branca vestida. Na primeira equipa jogou durante 5 temporadas. Mas foi sempre pouco constante nas suas exibições. Conseguia alternar jogos muito bons (poucos) com jogos horríveis (muitos).

Foi Paulo Bento quem lhe deu a oportunidade de se estrear, em 2006/2007, no principal onze de Alvalade. O actual seleccionador já tinha sido seu treinador nos juniores e conhecia-o bem. A primeira época não correu mal e foi utilizado a maior parte das vezes como parceiro de Liedson no ataque.

Mas tal como Postiga, também Yannick foi piorando de rendimento ao longo dos anos. Curiosamente nas três temporadas em que partilharam o balneário leonino, Yannick conseguiu marcar mais golos do que Postiga (13 contra 12 no CN e 19 contra 18 em todas as competições). Pelo Sporting iam passando jogadores, treinadores, presidentes e Yannick continuava a ser uma promessa.....
Se nos primeiros anos ainda havia a desculpa da idade, para os erros primários que cometia, com 25 anos essa ideia já não pega. As dificuldades que tem no passe e recepção são tantas.....

Confesso que sinto alguma tristeza por ver um jogador “nascido” em Alvalade ter que abandonar a sua “casa” para poder jogar futebol, mas a paciência tem limites e Yannick conseguiu, em vez de evoluir como jogador, seguir exactamente o caminho oposto e ser hoje, na minha opinião, pior jogador do que era em 2006/2007.

Como aspectos negativos destas saídas só vejo dois:
-   a cada vez menor presença de portugueses no plantel do Sporting (um mal geral...).
- os adeptos sportinguistas que destinavam os seus assobios a Yannick (logo no aquecimento também é demais...) e Postiga, vão agora escolher novos alvos, com toda a certeza.

Qual a vossa opinião sobre os mal amados de Alvalade?
Teriam condições para estar mais uma temporada a ouvir assobios? Ou conseguiriam alterar este cenário?
Os adeptos sportinguistas arrepender-se-ão da sua saída?
Partilhem as vossas opiniões...

Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Já foram e não deixam saudades!! O
    Postiga então era uma coisa aflitiva... Quantos ataques se perderam naqueles pés? Quantos ataques perdidos por estar fora-de-jogo? Aliás nem sei como é convocado para a selecção. Mau demais para um jogador de alta competição... Quanto a Yannick necessita urgentemente de um treinar o primeiro toque, lançado em profundidade quando mete o pé na bola é uma desgraça. Veremos no futuro o que será a sua carreira.

    ResponderEliminar