terça-feira, 30 de agosto de 2011

FORÇA RICARDO!!!

Tinha-me comprometido, comigo mesmo, a passar o mês de Agosto em modo de pausa em relação a este blog, mas uma situação pouco agradável levou-me a mudar de ideias. Falo do grave problema de saúde que afectou, nos últimos dias, um dos melhores defesas-centrais que vi actuar nos relvados portugueses.....RICARDO GOMES!!!

E escrevo este post, não como homenagem, mas sim como forma de dar força a esse grande CAMPEÃO!!!

Ricardo Gomes só envergou a camisola de 3 clubes enquanto jogador profissional (nos dias que correm é uma situação cada vez mais rara). Fluminense, Benfica e Paris Saint-Germain foram os emblemas que usou.

Começou a carreira, no seu país natal, ao serviço do Fluminense, em 1982, com 18 anos. Em 1984 sagra-se Campeão Brasileiro. Foi, também, Tri-Campeão Carioca de 1983 a 1985.

Já com estatuto de internacional pela canarinha, chega a Lisboa em 1988 para representar o Benfica e formar, com Carlos Mozer, uma das mais fantásticas duplas de centrais que tive o prazer de ver jogar. Ajudou o clube da Luz a conquistar o Campeonato Nacional logo na época de estreia e ainda venceria mais um antes de sair para França. Três temporadas valeram-lhe 2 títulos de Campeão e, ainda, uma presença na Final da Taça dos Campeões Europeus, perdida para o AC Milan em 1989/1990.

Em 1991/1992 começa a aventura parisiense de Ricardo Gomes. Quatro temporadas, um título de Campeão Francês e 2 Taças de França bastaram para ficar para sempre ligado à história do Paris Saint-Germain. Mas não seria aí que terminaria a sua carreira de futebolista. Regressaria a Portugal, e ao Benfica, para uma última época de águia ao peito e para a conquista de uma Taça de Portugal em 1995/1996.

Com a camisola do seu país venceu a Copa América em 1989, participou no Mundial 1990 e falhou os Mundiais de 1986 e 1994 por lesão.

Logo no ano seguinte à sua retirada como jogador, abraçou o cargo de treinador no.......Paris Saint-Germain. Flamengo, São Paulo, o “seu” Fluminense, Bordéus e Mónaco fazem parte da lista de clubes que foram orientados por Ricardo Gomes. Mas é enquanto treinador do Vasco da Gama, o seu actual clube, que tem o maior desafio da sua carreira....

FORÇA RICARDO!!!!

Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário