quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Damas, a baliza será sempre sua...

Todos nós tivemos os nossos ídolos de infância. E eu, não podia deixar de prestar a minha homenagem, a quem foi o responsável por, num determinado período da minha vida, ter querido ser guarda-redes.
Escrevo hoje, um dia depois da passagem do oitavo aniversário do seu desaparecimento, sobre o melhor guarda-redes que eu vi jogar com a camisola do Sporting.........VÍTOR DAMAS.

Já só vi Damas jogar na fase final da sua carreira mas aquilo que vi chegou....

Classe, elegância, arrojo e reflexos fantásticos permitiam-lhe efectuar defesas “impossíveis” e fizeram dele um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos.

Damas estreou-se com a camisola do Sporting com 14 anos e chegaria à equipa principal com 19, na temporada 1966/1967. Nas duas primeiras épocas como sénior, viveu na “sombra” de Carvalho (outro dos excelentes guarda-redes leoninos) mas em 1968/1969 agarrou a titularidade e só a largou quando saiu para o futebol espanhol em 1976/1977.
Durante este período ficaram célebres os seus “duelos” com Eusébio, com quem sempre manteve uma relação de excelência. Dum lado o melhor jogador português e do outro o melhor guarda-redes. Para muitos ele era o “Eusébio das balizas”.

Na altura da sua saída havia a convicção, entre os adeptos sportinguistas, que ele iria para o FC Porto. Não foi o que aconteceu. Saiu, isso sim, para Espanha, onde esteve quatro épocas ao serviço do Racing Santander. Numa dessas temporadas foi considerado o melhor estrangeiro a jogar no futebol espanhol.

Regressou a Portugal em 1980/1981 para ser orientado pelo treinador que o queria levar para o FC Porto, José Maria Pedroto. Mas também não seria desta que jogaria no clube da invicta. Pedroto era o técnico do Vitória de Guimarães e durante duas temporadas, Damas foi o seu guarda-redes.

Em 1982/1983 desceu a sul para representar o Portimonense, então treinado por Artur Jorge. Manteve-se mais uma época no clube de Portimão, numa altura em que, já com Manuel José ao comando, o clube tinha bons resultados e se mantinha pela primeira metade da tabela classificativa, chegando, inclusive, a ir à Europa.

E chegou a altura de regressar ao clube do seu coração. No Sporting desde os 14, seria com 37 anos que voltaria a jogar de leão ao peito. E foi com esta idade que eu o vi brilhar e quis ser guarda-redes como ele.....

No seu currículo constam 2 títulos de Campeão Nacional, 3 Taças de Portugal (o que é muito pouco para um jogador da sua categoria....) e.......uma baliza com o seu nome!!! Em Alvalade, no topo sul, terá sempre o seu nome gravado...

Vestiu a camisola do Sporting 743 vezes (feito até hoje nunca alcançado por mais ninguém e que dificilmente virá a ser) e a das quinas por 29 vezes (consta que a sua ida para Espanha o prejudicou bastante a este nível), estando presente num Europeu (1984, já com 37 anos) e num Mundial (1986, quase a chegar aos 40).

Para mim ficarão, para sempre, gravadas na memória as defesas fantásticas que o vi fazer (e relembro que só o vi jogar na sua segunda passagem por Alvalade) e também o dia em que, ainda criança, lhe fui pedir um autógrafo à entrada da mítica porta 10A e ele, com a sua voz grossa, me perguntou o meu nome e escreveu uma dedicatória, num postal com a sua fotografia......

Deixo-vos com um vídeo para poderem relembrar VÍTOR DAMAS....




Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário