sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Luc Nilis, o amigo de Ronaldo "Fenómeno"...

Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenómeno, toda a gente conhece. Foi um dos melhores jogadores de sempre e jogou em alguns dos maiores clubes do mundo.

Barcelona e Real Madrid, em Espanha, AC Milan e Inter, em Itália, Cruzeiro e Corinthians, no Brasil, e PSV Eindhoven, na Holanda, foram as camisolas que vestiu...

Nos grupos de que fez parte estiveram Stoichkov, Guardiola e Figo; Zanetti, Baggio e Seedorf; Raúl, Zidane e Beckham; Maldini, Kaká e Pirlo; Romário, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. Tudo jogadores de top...

Mas o post que escrevo hoje não é sobre Ronaldo. É sim, sobre aquele que, na opinião do ponta-de-lança brasileiro, foi o jogador com quem mais gostou de jogar. E afinal quem foi esse jogador???

LUC NILIS......é pouco conhecido, não é???

Pois então vejam este vídeo do avançado belga, que partilhou o balneário, durante duas temporadas, com Ronaldo, ao serviço do PSV Eindhoven, e digam de vossa justiça. Era, sem sombra de dúvidas, um jogador fabuloso!!!


Nilis iniciou a sua carreira no modesto clube belga Winterslag, onde esteve até aos 19 anos, altura em que foi contratado pelo Anderlecht, um dos mais fortes clubes do país. Oito épocas em Bruxelas, uma média de 1 golo a cada dois jogos, 4 títulos de Campeão e 3 Taças da Bélgica eram o seu cartão de visita em 1994.

Nesse ano deu-se o encontro entre Nilis e Ronaldo. Foi na Holanda, com as cores do PSV Eindhoven, que adquirira os dois para a sua frente de ataque. Ronaldo marcaria 54 golos em 57 jogos, durante as duas temporadas em que actuaram juntos, mas Nilis não lhe ficava atrás e, em seis anos e 164 jogos, marcou 110 golos.

Na Holanda venceu dois campeonatos e 1 Taça, até se aventurar pelo futebol inglês, onde jogou pouqussimo tempo (apenas 3 jogos) com a camisola do Aston Villa. Um grande golo na estreia prometia mais sucesso mas uma gravíssima lesão, ao terceiro jogo, acabou com a sua carreira.



Luc Nilis foi um daqueles jogadores que se tivesse nascido noutro país teria tido, provavelmente, uma muito maior visibilidade e, hoje, poderia ser lembrado como um dos melhores futebolistas da sua geração...

Partilhem as vossas opiniões sobre este fantástico avançado neste espaço para quem gosta de bola...

Saudações Desportivas

4 comentários:

  1. engraçado, como no outro dia fiz um comentário acerca deste assunto num site de futebol na net...

    Sem dúvida que foi um dos bons jogadores dos anos 90 no futebol europeu.

    Um abraço,

    Hugo

    ResponderEliminar
  2. e já agora que estamos a recordar grandes jogadores esquecidos dos 90's, lembras-te do Tony Yeboah?

    um dos melhores golos que já vi. Todo o movimento dele no lance é perfeito. De peito, domínio com o joelho, bola no chão, o drible com o pé esquerdo e com o joelho, a passada perfeita, o poder do remate, a bomba!

    http://www.youtube.com/watch?v=LlcsE-oBHqk&feature=related

    a rever em câmara lenta o recorte técnico do jogador, a partir dos 25 segundos:

    http://www.youtube.com/watch?v=8vmf9UsV23E&feature=related

    Hugo

    ResponderEliminar
  3. eu nao conhecia esse cara.ele jogava muito procurem pelos videos deles no you tube.é de impressionar.

    ResponderEliminar