sexta-feira, 8 de julho de 2011

Onze anos...onze guarda-redes...

Primeiro foi Nuno Gomes.....agora Moreira.....Jorge Jesus não brinca em serviço!!! As referências são cada vez menos (e não é um problema exclusivo do Benfica....). Bem, mas hoje o tema não são os jogadores com muitos anos de casa, mas sim os guarda-redes. E que guarda-redes? Aproveitando a saída de Moreira e a contratação, à União de Leiria, do jovem Mika, trago a este blog os guarda-redes que Luis Filipe Vieira já levou para o Benfica. E são alguns.....

LFV chegou à Luz em 2001, para exercer o cargo de director para o futebol, e os guarda-redes que faziam parte do plantel eram, o já falecido, Robert Enke, Moreira e Paulo Lopes. Enke era titularíssimo, tinha muita qualidade e saiu, no fim da época, para o Barcelona. Paulo Lopes era, apenas, o terceiro guarda-redes e acabou também por sair. Continuou José Moreira.

A época 2002/2003 trouxe a primeira contratação de LFV para a baliza do Benfica. E trouxe, também, o primeiro flop.....lembram-se de Carlos Bossio? Um argentino que não foi muito feliz na Luz. Além de Moreira, havia Nuno Santos, mas este já pertencia aos quadros do Benfica e foi só um regresso à casa mãe.

Mesmo sem ter mostrado a qualidade suficiente para envergar a camisola das águias, Bossio ganhou o passaporte para a temporada seguinte. Com ele seguiu....José Moreira (tinha sido o titular no ano anterior e continuaria a sê-lo). O terceiro guarda-redes foi a segunda contratação de LFV (agora já como presidente do Sport Lisboa e Benfica). Alguém adivinha? É difícil.....Zach Thornton, diz-vos alguma coisa??? Pois é, o gigante Zach foi o escolhido para completar o lote. E foi mesmo só para isso pois não jogou um único minuto....

O terceiro e quarto guarda-redes foram contratados por LFV na temporada 2004/2005. Na época do título de Trapattoni, os dois “grandes” keepers Bossio e Zach saíram do clube e  chegaram Quim (do Sporting de Braga) e o francês Yannick (em mais um negócio de Vieira com o “seu” Alverca). O que se pode dizer é que à terceira foi de vez.....embora muitos adeptos não apreciassem o seu estilo, a verdade é que Quim foi, na minha opinião, o melhor guarda-redes do Benfica nos últimos 10 anos. E foi campeão 2 vezes!!! Já Yannick, pouco ou nada jogou.....

Mas passemos a 2005/2006. Trapattoni tinha saído e Koeman era o novo treinador. No início não houve contratações. Quim e Moreira vinham do ano anterior e o jovem Rui Nereu completava o trio. Em Dezembro, chegou...... Moretto, o quinto de LFV. Depois de uma “guerra” com o FC Porto, que meteu empurrões e bofetadas no aeroporto, o desejado brasileiro que tinha brilhado ao serviço do Vitória de Setúbal “aterrava” na Luz. Mas foi mais um que não teve grande sucesso....

Os três que Fernando Santos tinha no plantel em 2006/2007 foram exactamente os mesmos....Quim, Moreira e Moretto. Na temporada seguinte, ainda com Fernando Santos (até à 1ª jornada), Moretto saiu, Quim e Moreira mantiveram-se e chegou a sexta contratação de LFV para a baliza. O alemão Hans-Jorg Butt foi o escolhido. Só durou um ano a sua estadia em Portugal....pouco para quem trazia tantas expectativas.

Em 2008/2009 chegou Quique Flores e foi mais uma ano sem contratações para a baliza encarnada. Os suspeitos do costume (Quim e Moreira) continuaram e Moretto regressou depois de empréstimo.

2009/2010 foi o primeiro ano de Jorge Jesus como treinador do Benfica, e foi também o ano da primeira de cinco contratações de guarda-redes em três épocas.....Comecemos por Júlio César. Contratado ao Belenenses, foi o sétimo contratado por LFV. Quim (novamente titularíssimo) e Moreira completavam o grupo.

O senhor 8,5 milhões de euros chegou em 2010/2011. Roberto foi a escolha de Jesus para o lugar que não quis continuar a dar a Quim. Depois de se sagrar campeão pela segunda vez, sendo utilizado em todos os jogos do campeonato, Quim foi “obrigado” a procurar novo clube e acaba por sair para o Sporting de Braga. Moreira e Júlio César continuaram mas ainda houve tempo para mais uma contratação de LFV. Oblak, jovem esloveno, foi o nono guarda-redes adquirido pelo presidente.

E chegamos ao início desta época. José Moreira, ao que tudo indica, vai, depois de 12 anos de águia ao peito, abandonar a Luz. Sobre Roberto e Júlio César os adeptos continuam sem saber se ficam ou saem. O que se sabe é que LFV contratou o décimo e o décimo primeiro guarda-redes da sua estadia no Benfica. Artur, o brasileiro que ganhou a titularidade em Braga depois de Filipe ter saído pra o Brasil, e Mika, o jovem que veio da União de Leiria com muito poucos jogos efectuados, são as apostas para 2011/2012.

Onze guarda-redes adquiridos em onze anos, 3 a quem se pode dar o benefício da dúvida (Oblak, Artur e Mika), 7 flops (Bossio, Zach, Yannick, Moretto, Butt, Júlio César e Roberto) e apenas um (Quim) com sucesso (embora pouco apreciado, quer por Jesus, quer por uma parte significativa da massa adepta).

Na altura em que Moreira chegou ao plantel principal, confesso que pensei estar ali o futuro da baliza do Benfica e da Selecção Nacional. Não sei o que se passou depois mas a verdade é que Trapattoni, Koeman, Fernando Santos, Quique e Jesus nunca confiaram em Moreira e este vê-se na situação de ter que sair para poder jogar.

Será que José Moreira não tem qualidade para ser titular do Benfica?

Gostavam de o ver no vosso clube?


E estes onze guarda-redes? Qual a vossa opinião?


Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. Um pouco leiga no futebol....mas Moreira teria lugar à frente das redes do Benfica, sem dúvida...

    Ass: Ana Sofia

    ResponderEliminar