domingo, 31 de julho de 2011

Apresentação??? Alguns já conhecíamos e bem!!!

Não podia deixar passar em branco a noite de ontem, no Estádio José de Alvalade.....que apresentação!!!!
Já sabemos que quando se perdem estes jogos as declarações dos treinadores, jogadores e dos adeptos mais optimistas são sempre no mesmo sentido....ainda bem que foi agora, estes jogos servem para isto mesmo, estamos a formar uma equipa e por aí fora, são normalmente os argumentos apresentados.

Mas ninguém gosta de perder e ainda por cima em casa, com o estádio cheio, num dia de festa.

Em relação ao onze escolhido por Domingos Paciência para o primeiro jogo em Alvalade, do Sporting 2011/2012, só houve 4 “apresentações”. Os restantes 7 já eram conhecidos e bem conhecidos....

Onyewu, Rinaudo, Schaars e Rubio foram os estreantes. Na segunda parte apareceram as restantes caras novas. Marcelo, Rodriguez, Aguiar, Capel, Carrilo, Van Wolfswinkel e os regressados André Martins e Pereirinha. Dos novos, apenas Turan (chegado no dia anterior) e Bojinov (ainda não percebi porque não joga...) não entraram em campo.

Começando pelos “velhos” conhecidos o que se viu foi que se manteve tudo igual.....
Patrício, embora lhe possam ser apontadas algumas responsabilidades no primeiro golo do Valência, é um bom guarda-redes e não me parece ser aí o ponto fraco da equipa. Já quanto ao sector defensivo não posso dizer o mesmo.....Carriço continua a dar “casas” em todos os jogos. Ainda não consegui perceber o que vêem neste jogador. É lento, joga mal de cabeça, é mau tecnicamente, é fraco fisicamente......o que é preciso mais para o encostar? Evaldo não acerta uma (e pensar que se deram mais de 3 milhões de euros por ele). João Pereira tem qualidade mas ontem, no 3º golo espanhol, teve uma falha que nem um infantil tem. De Polga sou “obrigado” a continuar a dizer que é o melhor defesa central do Sporting (pelo menos para já...).
Izmailov esteve, na noite de ontem, apenas a passear a camisola em campo. O que se passa com o russo? Serão mesmo os problemas físicos? Não é deste Izmailov que o Sporting necessita...Yannick esteve igual a ele próprio. Trapalhão, pouco objectivo e sempre com enormes dificuldades em controlar a bola (já uma imagem de marca....). Com Capel definitivamente integrado o lugar não será seu, certamente. E Postiga??? Não ponho em causa que seja um bom rapaz, que faça “bom balneário”, que seja bom tecnicamente, etc. Mas o que se pede a um ponta-de-lança são GOLOS!!! E isso ele faz muito pouco...
Gostei da dupla de Andrés do meio-campo. André Santos já nos tinha habituado na época passada à sua qualidade. André Martins merece, na minha opinião, ter oportunidades na equipa principal durante esta temporada. E depois ainda jogou Pereirinha. Se for para fazer concorrência a João Pereira como defesa-lateral não me parece mal, mais adiantado já não gosto de o ver jogar.
Tiago, como terceiro guarda-redes, não saiu do banco e Matias Fernández, de quem se espera muito, não pôde dar o seu contributo devido a lesão.

E agora os “novos”....

Não sei se foi do nervosismo da estreia em Alvalade, da forma física em que se encontra, da falta de rotinas ou mesmo da sua qualidade (a mais preocupante das quatro), a verdade é que a noite de Onyewu foi francamente má. Tem que valer muito mais para ser titular do Sporting...
A grande estrela desta pré-temporada vinha a ser o argentino Rinaudo. Ontem, apesar de alguns bons pormenores, não esteve brilhante. Pareceu-me demasiado encostado aos centrais e longe de Schaars. Não sei se serão essas as indicações que terá de Domingos mas penso que deveria jogar uns metros mais à frente. Ah e a jogar assim, com Pedros Proenças, Olegários Benquerenças e companhia, vai ver muitas, mas muitas vezes os cartões coloridos....
O holandês Schaars também passou um pouco ao lado do jogo (afinal quem é que não passou?). É bom tecnicamente, joga a um/dois toques, é tacticamente cumpridor mas não é um 10. E foi essa posição que tentou ocupar na maior parte do tempo. Um trio de meio-campo, junto com um trinco (Rinaudo) e um 10 (Matias), talvez seja a melhor solução para o 8 do Sporting.
Dos avançados Rubio e Wolfswinkel, gostei mais do chileno. Posso estar enganado (e isso até ao Freitas Lobo acontece), mas está ali um excelente ponta-de-lança. Gostava de o ter visto na segunda parte juntamente com o holandês.
Rodriguez mostrou que, se forem estes 4 os centrais para a nova época e se Onyewu não melhorar o seu rendimento, vai ser um dos titulares.
Luis Aguiar esteve discreto, mas a quem foi operado há tão pouco tempo não se pode pedir muito mais.
Marcelo Boeck não teve nada para fazer.
Deixo para o fim Carrillo e Capel, os extremos da equipa. Apesar do pouco tempo que estiveram em campo, gostei dos dois. Fazem falta à equipa do Sporting jogadores que levem a bola pelas linhas e estes dois fazem-no.

O que me parece (como treinador de bancada que sou....) é que a equipa funciona muito melhor em 4-3-3 ou 4-2-3-1 do que no 4-1-3-2 que Domingos está a utilizar mais vezes. E também que, para além da questão do centro da defesa, o que faz realmente falta é um ponta-de-lança que saiba jogar sozinho na frente e que marque GOLOS!!!
Beto Acosta e Mário Jardel foram exemplos disso....


O início foi assim e agora o que esperam todos os sportinguistas é que, quando começar a sério, os erros de ontem (que foram muitos) não se repitam e o clube possa voltar ao trilho dos êxitos.


Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário