segunda-feira, 11 de julho de 2011

16 equipas, 16 treinadores, 16 portugueses...

A época 2011/2012 está a caminhar a passos largos para o seu início e, ao contrário dos jogadores que, a cada ano que passa, são maioritariamente estrangeiros, os treinadores em quem os clubes confiaram são todos, sim todos.....PORTUGUESES!!!

Desde o Campeão Nacional, que teve que substitutir o anterior técnico, até aos clubes que subiram da II Liga, e que mantiveram os treinadores da época transacta, todos apostaram no “produto nacional”.

Mas há mais curiosidades....dos 16, apenas 3 estão acima dos 45 anos, 5 ainda não chegaram aos 40 e a maioria situa-se, precisamente, entre esta faixa etária dos 40 aos 45.  Estamos, portanto, perante um quadro de treinadores jovens, entre os quais alguns que estávamos habituados, até há relativamente pouco tempo, a ver em plena acção dentro dos relvados....

Comecemos pelos mais novos....

Têm ambos 35 anos e o seu percurso é em tudo semelhante. Ivo Vieira, o treinador do Nacional da Madeira, é, efectivamente, o benjamim desta edição da Liga. Foi “puxado”, a meio da temporada passada, da equipa de juniores do Nacional, para orientar a equipa sénior até ao final da época e vai iniciar agora a sua primeira temporada como técnico principal. Na mesma situação está Bruno Ribeiro. O Vitória de Setúbal optou por mantê-lo para 2011/2012, depois de ter sido “resgatado” aos juniores do clube para terminar a época passada.  São dois daqueles que deixaram os relvados há poucos anos.....


Na casa dos 36 anos temos dois treinadores que não têm muito em comum, a não ser a idade e os elogios vindos da estrutura do FC Porto. Leonardo Jardim é a aposta do Sporting de Braga para fazer melhor que nos últimos anos (o que não é fácil...). Sem passado como futebolista, iniciou a carreira de treinador em 2003/2004, no Camacha e depois de passagens pelo Desportivo de Chaves e Beira-Mar chega ao Minho como um dos mais promissores (os elogios de Pinto da Costa ajudaram muito...). Já Pedro Emanuel, o futuro técnico da Académica, tem um passado cheio de títulos como futebolista mas será a sua primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior. A seguir com atenção...

O quinto que ainda não chegou aos 40 é Rui Bento. Enquanto jogador teve sucesso. Como técnico, e depois de se estrear em 2004/2005 no Académico de Viseu e de passar pelo Barreirense, Penafiel e Boavista (além de uma fugaz estadia nas selecções nacionais mais jovens), foi o eleito pelo Beira-Mar para suceder a Leonardo Jardim. Entrou a meio da temporada passada e vai continuar na nova época.


Os homens dos 40 anos são 2. O, durante muitos anos, adjunto de José Peseiro, Pedro Caixinha, inicia a sua segunda temporada ao serviço da União de Leiria, naquele que é o primeiro clube onde ocupa o cargo de treinador principal. O Marítimo fez aquilo que começa a tornar-se um hábito dos clubes portugueses. “Pegou” em Pedro Martins, que era o técnico da equipa B (noutros casos acontece ser o treinador dos juniores ou o treinador adjunto....) e promoveu-o. Assim, o antigo jogador de Vitória de Guimarães e Sporting, chega ao comando de um primodivisionário a meio da temporada anterior e mantém o posto para 2011/2012.

Rui Vitória no Paços de Ferreira e Paulo Alves no Gil Vicente têm 41 anos e percursos muito diferentes. Rui Vitória não tem passado como jogador, Paulo Alves foi internacional e jogou, entre outros, no Sporting. Rui Vitória iniciou a carreira de treinador no Vilafranquense, passou pelos juniores do Benfica e pelo Fátima, antes de chegar a Paços de Ferreira na época passada (a sua primeira experiência na I Liga). Paulo Alves começou no Gil, em 2005/2006, passou pela União de Leiria, Vizela, Selecção Sub20 e regressou a Barcelos em 2009/2010. Na época passada, conseguiu trazer, novamente, o Gil Vicente até ao convívio com os grandes.


42 anos é a idade de Vítor Pereira e Domingos Paciência, respectivamente os novos técnicos do FC Porto e do Sporting. E mais um vez estamos na presença de duas histórias diferentes enquanto jogadores. Pereira não foi jogador. Domingos foi, além de internacional, uma das figuras do FC Porto. Mas há pontos de contacto entre os dois. Antes de se aventurarem em equipas séniores, ambos fizeram parte da estrutura do FC Porto. Domingos na equipa B (que podemos considerar um misto entre futebol sénior e jovem) e Vítor Pereira nos iniciados. Domingos acabou por se estrear em Leiria em 2006/2007 e chega agora ao Sporting depois de passar por Coimbra e Braga. Pereira estreia-se na I Liga, como técnico principal, depois de ter estado ao serviço da Sanjoanense, Espinho e Santa Clara.

No limite dos 45 temos mais 2. Quim Machado, antigo jogador e agora técnico do recém promovido Feirense, onde chegou na época passada, depois de 2 anos na Oliveirense e 4 no Tirsense. Daúto Faquirá mantém-se, pelo segundo ano, ao comando do Olhanense. Daúto que, curiosamente, sempre se manteve pelo sul do país. Sintrense, Odivelas, Barreirense, Estoril e Estrela foram os seus clubes.

Ainda sem ter chegado aos 50 anos temos um dos mais experientes treinadores do futebol português. Dos 15 anos que leva como técnico principal, 11 foram ao serviço do mesmo clube. Carlos Brito e o Rio Ave já quase se confundem num só....e, aliás, as experiências de Brito fora de Vila do Conde não lhe correram muito bem!!! Iniciou-se em 1996/1997 no Rio Ave e apenas saiu 4 temporadas, Uma no Estrela da Amadora, outra no Boavista, experimentou a Madeira ao serviço do Nacional e finalmente outra no Leixões. Está novamente em “casa” desde 2008/2009.


E chegamos aos mais velhos....

Eles não se dão lá muito bem...e são Manuel Machado (55 anos) e Jorge Jesus (56 anos). Machado inicia a 2ª época consecutiva no Vitória de Guimarães e Jesus parte para a 3ª ao comando do Benfica
O professor de Guimarães começou como técnico principal em 1998/1999 no Fafe, depois de ter estado vários anos nos escalões de formação vitorianos. Moreirense, Nacional da Madeira (em 2 períodos diferentes), Académica e Sporting de Braga foram os clubes por onde passou.
Jesus (o mais velho de todos...) iniciou a sua carreira há mais de 20 anos no Amora. Estávamos na época de 1989/1990. Felgueiras, União da Madeira, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Moreirense, União de Leiria, Belenenses e Sporting de Braga (ufff....são muitos!!!) fazem parte do percurso do, agora, técnico do Benfica.


E são estes os profissionais que vão orientar as 16 equipas do escalão principal do futebol português.

Mais velhos ou mais novos (a média ronda os 42 anos), mais ou menos experientes, com mais ou menos títulos conquistados, com mais ou menos passado futebolístico, a verdade é que todos eles se expressam (uns melhor que outros....) na língua de Camões.....

Deixem as vossas opiniões neste espaço para quem gosta de bola...

Saudações Desportivas

Sem comentários:

Enviar um comentário