domingo, 24 de julho de 2011

Capel, De Franceschi e...os zeros à esquerda!!!



Maio de 2000. O Sporting voltava, ao fim de 18 anos, a sagrar-se Campeão Nacional de futebol e despedia-se do último extremo-esquerdo “à antiga” que teve ao seu serviço...............IVONE DE FRANCESCHI.

Julho de 2011. O Sporting parte para a sua décima tentativa de voltar a ser campeão, desde 2001/2002, e volta a ter um extremo-esquerdo “à antiga” no seu plantel.........DIEGO CAPEL.

Em onze anos, nem por uma só vez o clube de Alvalade teve um jogador com as características quer do italiano, quer do espanhol. Velocidade, pé esquerdo para jogar na esquerda e qualidade nos cruzamentos para a área.

É verdade que a jogar na esquerda do meio-campo/ataque usaram a camisola do leão, durante esse período, jogadores como Pedro Barbosa (nunca foi um extremo), Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Nani (todos extremos, todos com qualidade mas todos destros). E ainda houve as tentativas falhadas (por manifesta falta de qualidade para o papel) de Rodrigo Fabri, Rodrigo Tello, Clayton, Wender e mais recentemente Simon Vukcevic.

Confesso que, desde que sigo atentamente o fenómeno futebolístico, não foram muitos os extremos-esquerdos com qualidade que vi jogar pelo Sporting. Quando comecei a ver futebol, o Sporting jogava com um tridente ofensivo formado por Manuel Fernandes, Rui Jordão e António Oliveira. Nenhum era extremo...
O “concentradíssimo Paulo Futre apareceu de seguida, mas a sua passagem pela equipa principal do Sporting resumiu-se a uma temporada e rapidamente se tornou um ídolo....nas Antas!!!
Com expectativas de vir a ser um “novo” Futre, surgiu Lima. Vinha dos escalões de formação, era canhoto e....eram apenas estas as semelhanças. Nunca vingou com a camisola leonina, apesar de ter estado várias épocas no plantel principal.
Mário Jorge foi outro que chegou a ocupar o lugar. Mas, embora canhoto, as suas características não eram de extremo. Jogou, aliás, bastantes vezes a defesa-lateral.
A meio da década de 80 chegou um verdadeiro extremo-esquerdo ao plantel do Sporting. O brasileiro Silvinho foi o dono do lugar enquanto esteve em Alvalade. Não era um fora-de-série mas jogava lá, no lugar dos extremos, encostado à linha, tendo como principal função o municiamento dos homens-golo.
O senhor que se seguiu veio do grande rival Benfica. Quase dez anos depois de Silvinho, o Sporting voltava a ter um extremo-esquerdo. Pacheco chegou a Alvalade juntamente com Paulo Sousa, no Verão Quente de 1993, e acabou por sair depois de se incompatibilizar com....o Prof. Carlos Queiroz.
Entre Silvinho e Pacheco o clube ainda adquiriu um jogador para essa posição. Aliás, o primeiro jogo dele pelo clube (a que tive o privilégio de assistir, no Estádio do Restelo) foi como extremo-esquerdo. Mas a sua enorme qualidade não permitia que se restringisse ao espaço de um extremo. Este sim, era um fora-de-série. Falo de Krassimir Balakov....
Antes de Ivone De Franceschi, ainda houve o nigeriano Emmanuel Amunike, o pequeno português José Dominguez e o argentino Bruno Gimenez (ou Marioni, como preferirem...). Além destes, também Simão Sabrosa por lá passou, na mesma linha de Quaresma, Ronaldo e Nani....extremo sim, canhoto não...

E chegamos ao italiano...

Jogador de clubes pequenos em Itália (Veneza, Salernitana, Chievo, Bari, Pádova...), só esteve durante uma temporada ao serviço do Sporting, mas ainda hoje é recordado com saudade, por quase todos os sportinguistas. Junto à linha, com o seu jeito meio desengonçado, o seu pé esquerdo foi, muitas vezes ,o melhor amigo de Beto Acosta. Jogador de processos simples, De Franceschi tinha qualidade a fazer o básico que se pede a um extremo....ultrapassar o lateral e colocar a bola no ponta-de-lança. E nisso ele era bom!!! Não ficou mais tempo porque pediram demasiado dinheiro, na opinião do Sporting, pela sua transferência (ele tinha estado emprestado pelo Veneza em 1999/2000) e assim regressou a Itália...

Passados 11 anos, novamente um canhoto para a esquerda...

Lembro-me de ter ouvido, há uns 2/3 anos, da boca de Paulo Futre, quando lhe foi perguntado quem era o jogador em Espanha mais semelhante a ele próprio, o nome de.....Diego Capel. Não sabia quem era...mas claro que fui averiguar!!! Se era semelhante ao “Paulinho”, então era bom!!! E posso afirmar que gostei do que vi. Raçudo, rápido, bom pé esquerdo e facilidade em colocar a bola no coração da área. Ok, não é um Futre, mas é um jogador de qualidade acima da média. Não sei quais as razões para deixar de ser utilizado com regularidade em Sevilha mas parece-me um elemento muito útil a este Sporting. Se tiver o sucesso de De Franceschi, não se poderá queixar...

E será que é desta que o Sporting vai voltar a jogar um futebol aberto nas alas?

E se jogar assim, não será necessário um ponta-de-lança diferente? (bem, mas isso é outra questão...)

Qual o vosso extremo-esquerdo preferido em Alvalade?

Deixem as vossas opiniões e comentários....

Saudações Desportivas

1 comentário:

  1. DE FRANCHESCHI!

    Que saudades! Há uns anos fizemos o jogo de apresentação contra o Chievo e eu fui praticamente só para o ver a ele (na altura jogava no Chievo).

    Recordo que este era caro mas depois fomos gastar 5M€ naquele gajo que não valia um pinTello...

    ResponderEliminar